O governo da Paraíba lançou, nesta segunda-feira (1º), três editais com a oferta de bolsas de graduação, mestrado e doutorado na modalidade internacional. As oportunidades fazem parte do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF).
Os editais estarão disponíveis nesta terça-feira (2), no site da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, em fapesq.rpp.br.
Para a graduação, estão sendo ofertadas 31 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Para Mondragón, o candidato receberá apoio financeiro para instalação, deslocamento, saúde, material didático e serviços consulares. Estão destacadas as áreas de engenharias e tecnologia; educação; comunicação; humanidades e negócios.
Já para o Centro Universitário Warwickshire College e a University Centre, as vagas são para as seguintes áreas: Negócios e Gestão; Redes de Computadores e Cibersegurança; Desenvolvimento e educação nos primeiros anos; Horticultura Sustentável. Para Warwickshire College And University Centre, o candidato receberá mensalidade e auxílio para permanência, deslocamento, instalação, saúde e material didático.
Nessa modalidade, podem participar da seleção estudantes de instituições de ensino superior públicas da Paraíba que aderiram ao programa Paraíba sem Fronteiras, a exemplo de Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Para mestrado e doutorado sanduíche são 20 vagas, sendo 10 para cada um. Para a pós-graduação, podem participar da seleção estudantes de universidades públicas e da Unipê e Facene/Famene.
Para as bolsas referentes ao mestrado sanduíche, o período de mobilidade deverá ter duração máxima de 90 dias, podendo ser menor do que isso.
Já para as bolsas referentes ao doutorado sanduíche, o período de mobilidade deverá ter duração máxima de 180 dias, podendo ser menor ou prorrogável pelo mesmo período.
Os valores concedidos cobrirão despesas de manutenção do bolsista no país de destino como: mensalidade; auxílio permanência; auxílio deslocamento; auxílio Instalação; auxílio seguro-saúde.
Para se inscrever, o estudante deve preencher o formulário disponível no SIGFAPESQ, em https://sigfapesq.ledes.net/, e apresentar um plano de estudos, modelo disponibilizado no sistema de inscrições da Fapesq. Os benefícios não dependem das condições socioeconômicas dos candidatos.
O início das atividades no exterior está previsto para o segundo semestre de 2024 para a maioria dos cursos. A duração máxima é de um semestre acadêmico.
Em qualquer dos níveis, o estudante deve comprovar o nível de proficiência mínima B2 (falante independente intermediário), conforme Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), ou equivalente, no nível de competência linguística, no idioma o qual as aulas do curso serão ministradas.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o universo jurídico será impactado pelo Congresso…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios
Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…