Mais de 10 acidentes com energia elétrica foram registrados na Paraíba em nove meses

Foto: Reprodução

Entre os meses de janeiro a setembro de 2021, 11 acidentes ocorreram na Paraíba devido ao contato da população com a energia elétrica. Desse total, seis pessoas morreram, de acordo com a Energisa.

Entre as principais causas de acidentes com energia elétrica registrados no estado, estão contato acidental com redes de energia através de vergalhão e ou rolo de pintura (construção civil), construção de edificação embaixo da rede, intervenção indevida na rede, cabo partido ao solo, maquinário agrícola na rede de distribuição de energia elétrica e caçambas de caminhão que são levantadas sem que o motorista observe se há rede nas proximidades.

Heitor Galdino, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa na Paraíba, explica que todo o cuidado é pouco quando falamos de energia elétrica. Como não é possível ver onde a energia passa, algumas pessoas esquecem o perigo que é trabalhar perto da rede sem com os equipamentos de proteção necessários ou sem seguir as regras de segurança existentes.

“Quando estamos próximos à rede elétrica temos que seguir todas as regras de segurança para evitar choques elétricos. O que sempre reforçamos como prioridade é que, se a população avistar um cabo partido, não se aproxime dele ou se precisar de algum serviço próximo à rede, que entre em contato conosco”, explica Heitor.

De G1PB