A Família do tatalorixá Vicente Mariano informou ao Blog que ocorreu uma mudança no horário do sepultamento do religioso. De acordo com familiares, a saída do cortejo ocorrerá às 11h deste domingo (28).
O velório acontece na rua Prudente de Morais, número 382, no bairro Estação Velha. O sepultamento será realizado no Cemitério Monte Santo.
A morte de um dos maiores representantes das religiões afro-ameríndias do Brasil foi confirmada neste sábado (27). O tatalorixá Vicente Mariano tinha 95 anos e durante mais de 80 deles dedicou-se ao fortalecimento da religião na cidade Rainha da Borborema. Durante todo esse tempo, manteve seu terreiro religioso na Rua 24 de Maio, conhecida popularmente como “Rua do Fogo”, no bairro do Tambor, zona sul de Campina Grande.
Ele estava internado há mais de 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva com problemas graves no pulmão.
HISTÓRIA – Por mais de oito décadas Vicente Mariano se dedicou a preservação, fortalecimento e expansão do Candomblé e da tradição da Jurema em Campina Grande. O seu caráter pioneiro, sempre demonstrou garra e determinação, empregados numa história de lutas e muitas vitórias.
A história de vida desse personagem social pode ser mais bem compreendida na obra: Memória, hierarquia e poder: Vicente Mariano e o Ilê Oxum Ajamin da escritora Larissa Lira, lançados no ano de 2020.
Vicente sempre representou a valorização do esforço dos que vieram antes, a resistência dos mais velhos/as em plantar sementes para uma nova geração que anseia por uma cultura de paz e respeito à diversidade religiosa.
A Fluid Quip Technologies (FQT) sente o prazer de anunciar que a unidade São Martinho…
– O programa de entretenimento de viagem de um dia da Arirang TV “¡Hola, Corea!”,…
A Uniphore fará sua estreia na Reunião Anual do WEF em Davos
Mais de 300 especialistas internacionais em IA de gigantes da tecnologia, incluindo Meta e Google…
Representantes de mais de 25 países estarão presentes. Palestrantes nacionais e internacionais vão abordar estratégias…
Alessandro Alencastro, enfermeiro e coordenador de enfermagem do Centro Universitário FAEP, aponta como superar preconceitos…