Lotus Evija é um hiperdesportivo elétrico que tem 2030 cv

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Lotus Evija é um hiperdesportivo elétrico que tem 2030 cv
Lotus Evija é um hiperdesportivo elétrico que tem 2030 cv

O Evija foi apresentado no Salon Privé do Reino Unido, coincidindo com um vídeo publicado pela Lotus onde é demonstrado o poder do novo elétrico em pista, mesmo sendo um carro voltado para a estrada. Essencialmente, o vídeo serve para demonstrar os cinco modos de condução do novo Lotus — o modo Range (para maior alcance), o modo Cidade, o de Passeio, o Desportivo e modo Track.

De acordo com a Lotus, o modo citadino e o Range limitam a potência máxima a 1030 cv e torque máximo de 800 Nm distribuído para as rodas traseiras, e auxiliado para o sistema de travagem regenerativa no modo Cidade para travagens mais suaves a baixa velocidade. O modo Passeio chega muito próximo dos 1440 cv e distribuí o torque entre as quatro rodas, sempre que necessário. Ainda neste modo de condução, o Lotus Evija move uma membrana nas entradas de ar frontais para aumentar o arrasto até 50 km/h.

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O modo desportivo permite que o novíssimo Lotus Evija alcance os 1750 cv e 1700 Nm de torque regulados pelo controlo de estabilidade para aumentar o nível de tração. O modo Track eleva a potência para 2030 cv máximo, onde a distribuição de torque pelas quatros rodas é mais elevada, contando ainda com um sistema DRS para redução do arrasto, neste modo.

Através do vídeo, conseguimos ter alguns vislumbres do habitáculo, o painel de instrumentos (totalmente digital), onde é possível verificar detalhes como a downforce exercida no veículo em tempo real, a pressão nos pneus, o consumo de energia e até tempos de circuito — dado que isto é o tipo de carro que pode ser utilizado num track-day, onde existem records a ser batidos em pista, por exemplo.

O Lotus Evija está a ser desenvolvido e produzido nas instalações da Lotus em Hethel, em Norfolk no Reino Unido. Os Evijas são modelos feitos à mão, pelo que a sua produção está limitada a 130 veículos, produção essa que acabou adiada em cinco meses face à pandemia de coronavírus que se alastrou pelo mundo inteiro.

Phil Popham, diretor executivo da Lotus, afirma que “[…] com a nova fábrica pronta, estamos à frente [da concorrência] no emergente segmento dos hipercarros elétrico e cem por cento prontos para alguma competição saudável”. Recorde-se que a Lotus terminou recentemente a sua parceria para o desenvolvido do novo Evija com a Williams Advanced Engineering — associada ao desenvolvimento de veículos de competição elétricos para a Fórmula E.

Os modelos produzidos durante este ano estão já esgotados, assegura fonte próxima da Lotus. É imperativo mencionar que cada um dos 130 hipercarros contruídos têm um preço de venda ao público de pouca mais de € 2,23 milhões (£ 2,04 milhões). Em geral, a grande maioria dos modelos vendidos foca a sua atenção para a tração às quatro rodas, o binário de 1700 Nm, que permitem que este hiperdesportivo chegue dos 0 ao 100 km/h em menos de três segundos, nove segundos dos 0 aos 300 km/h, atingindo uma velocidade máxima de 322 km/h.

O Evija, apelidado internamente como Type 130, apresenta uma envergadura de 4,59 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,12 metros de altura. Segundo a Lotus, este será o elo de ligação dos modelos mais antigos da marca inglesa para a linhagem mais contemporânea de grande desempenho.

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