Ligações clandestinas de esgoto são fechadas na orla de João Pessoa/PB

0
90
Orla de Manaíra, em João Pessoa, onde foram encontrados os pontos de ligações clandestinas de esgotos. — Foto: Krys Carneiro/Arquivo

Uma operação da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura de João Pessoa fechou nove pontos de ligações clandestinas de esgotos que vinham jogando os resíduos na orla da capital paraibana. Os pontos foram todos encontrados em Manaíra: seis estavam localizados na avenida Eutiquiano Barreto, dois na Guarabira e um na Maria Rosa.

A Seinfra também realizou ações de higienização das galerias pluviais, com remoção de lixo e desobstrução dos canais.

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), a operação também emitiu 14 notificações para donos de casas e estabelecimentos comerciais, que estavam despejando esgoto na rede pluvial. Oito dos 14 notificados resolveram o problema, enquanto que os demais foram autuados com multas entre R$50 mil e R$60 mil.

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA OPERAÇÃO

As ações de fiscalização são executadas por meio de uma parceria entre as secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente e a Cagepa.

A identificação das ligações é feita por meio de um maquinário que percorre as galerias e tubulações (mesmo aquelas mais finas), permitindo a identificação de ligações irregulares.

Quando identificadas, as ligações são fechadas e o fluxo é redirecionado para a rede adequada, de esgotamento ou de escoamento pluvial.

A Semam aplica as notificações e multas a partir do trabalho da Seinfra e da Cagepa, que detém os equipamentos que localizam os possíveis esgotos clandestinos.

Com G1/PB