Lançamento da nave espacial da SpaceX pode ter violado as normas da FAA

0
67

Alegadamente o lançamento espacial da nave da empresa SpaceX terá violado a licença da FAA. O teste de alta altitude efetuado pela empresa espacial da sua nave têm criado mais polémica do que propriamente excitação.

Segundo algumas fontes do The Verge, o lançamento da nave espacial SN8 violou os termos da licença de testes da FAA, o que veio originar imediatamente uma investigação oficial.

Ainda não é totalmente claro o que a empresa espacial fez de errado, mas originou o atraso do lançamento do seu protótipo SN9 após a data original estar agendada para o dia 28 de Janeiro deste ano.

Um porta voz da FAA não esclareceu como a SpaceX violou os seus termos, mas confirmou que mesma terá de obrigatoriamente modificar a sua licença e algumas das suas regras internas. Ainda segundo o mesmo porta voz, a FAA não irá poupar esforços em manter a sua responsabilidade de proteger a segurança pública. A FAA irá aprovar as modificações e passos que a SpaceX irá efetuar, somente se as mesmas estiverem de acordo com os seus requisitos internos.

A empresa do conhecido Elon Musk demonstrou já o seu descontentamento com o comunicado emitido pela FAA, seja qual tenha sido o problema existente. O fundador da empresa SpaceX recentemente acusou a FAA de ter tomado uma abordagem fundamentalista relativamente à regulamentação dos voos espaciais, o que significa que todos os pequenos lançamentos podem estar em causa.

Por outras palavras, Elon Musk sugere que o objetivo da SpaceX para efetuar lançamentos rápidos de foguetões reutilizáveis está muito mais atual que a abordagem desatualizada da FAA ao mesmo tema.

Não é a primeira vez que a empresa SpaceX confronta o governo Norte Americano. Foi em 2014 que o governo dos EUA foi processado pelo direito a lançamentos militares, e em 2019 foi de novo processado por ter atribuído erradamente contratos de lançamento de foguetões.

Fonte: The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões