Categories: Destaque

Justiça da Paraíba disciplina participação de crianças e adolescentes no Carnaval de João Pessoa

A Justiça da Paraíba definiu regras nesta segunda-feira (5) para a participação de crianças e adolescentes no Carnaval de João Pessoa, estabelecendo limite de horário para permanência em locais de festa, e determinando que os menores devem estar acompanhados dos responsáveis. O responsável pela medida foi o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa, Adhailton Lacet Correia Porto. 

O juiz determinou que os responsáveis devem acompanhar crianças e adolescentes em eventos públicos, bailes e desfiles e congêneres, que se apresentarem em vias e logradouros públicos ou em ambientes privados com ou sem venda de ingressos (escolas, teatros, clubes, etc) durante o período carnavalesco.

A medida considera como pessoa responsável aquela que é detentora da guarda ou tutela da criança ou adolescente e, se o maior de idade não for parente, precisa ter autorização expressa do pai, mãe ou responsável. O parentesco precisa ser comprovado em documento. 

O juiz também proibiu a permanência de crianças e adolescente nas seguintes situações:

  • Proibida a participação de crianças menores de cinco anos de idade, acompanhados ou não, após as 22 horas;
  • Permitida a participação de crianças nas faixas etárias entre seis e 12 anos de idade incompletos, acompanhadas, até 24h;
  • Crianças e adolescentes até 14 anos incompletos, poderão participar dos eventos e blocos de adultos, desde que devidamente acompanhados de seus pais ou responsável;
  • Adolescente com idade entre 14 e 16 anos incompletos, poderá participar, desacompanhado, nos blocos e festividades de adultos, desde que expressamente autorizado pelos pais ou responsável, em documento assinado, devendo portar a referida autorização durante todo o evento.

A medida também proíbe que crianças e adolescentes utilizem trajes que “atentem contra as suas dignidades física, moral e psíquica”, ficando os responsáveis sujeitos às penas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Vara da Infância e Juventude da Capital poderá fiscalizar blocos, carros de apoio, bares, restaurantes, cigarreiras, vendedores ambulantes, dentro e fora do corredor da folia, podendo, para o exercício de suas funções, requisitar força policial.

As crianças e os adolescentes encontrados em situação de risco pessoal ou social, portando ou não documento de identificação com foto, em desacordo com a medida ou com o Estatuto da Criança e do Adolescente, será entregue aos pais ou responsáveis, mediante termo de entrega, responsabilidade e compromisso, independente da lavratura do auto de infração contra o estabelecimento, os pais ou os responsáveis.

Com Jornal da Paraíba

Francisco

Recent Posts

Prefeito de Lucena/PB é detido suspeito de ato de campanha irregular

O prefeito de Lucena e também candidato à reeleição na cidade, Leo Bandeira (MDB), foi…

4 horas ago

Candidato à reeleição, prefeito de Lucena é preso por desobediência à Justiça Eleitoral

O prefeito de Lucena e candidato à reeleição pelo MDB, Léo Bandeira, foi preso pela…

13 horas ago

Candidato a prefeitura de Mulungu/PB tem registro cassado por forjar casamento

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou, nesta sexta-feira (04), o registro de candidatura…

1 dia ago

Pagamentos de fianças podem ser realizado via Pix na Paraíba

O pagamento de fianças arbitradas nas delegacias da Polícia Civil na Paraíba já pode ser…

1 dia ago

Tropas do Exército saem de CG para reforçar segurança nas eleições em outras cidades paraibanas

Neste sábado (5), diversos veículos do Exército foram vistos saindo de Campina Grande com destino…

1 dia ago

Polícia encontra carro roubado da equipe de segurança de Lula

A Polícia Civil encontrou na madrugada deste sábado (5) o carro que foi roubado de…

1 dia ago