Jornada de Formação de Educadores Municipais inicia nesta terça com transmissão pelo Youtube

0
120

A Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem), que inicia na manhã desta terça-feira (02), teve um total de 4.211 inscritos. Dentre os profissionais que irão participar desta nona edição, estão professores, especialistas, gestores e técnicos da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP). O evento, que será online, vai ser transmitido pelo canal do Youtube da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O evento é uma iniciativa da PMJP e significa a retomada de um projeto importante para a valorização do ensino público na Capital. A programação conta com temas como o cuidado com os educadores, profissionalização do ensino e o uso das tecnologias na educação escolar.

A Jornada de Formação de Educadores Municipais terá certificado para os participantes inscritos até esta segunda-feira (01). “Lembrando que, para certificação no evento será necessária, no mínimo, a frequência em duas palestras. O link da frequência será disponibilizado durante as palestras”, frisou a professora Dra. Clévia Carvalho, diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Sedec.

Programação – Neste primeiro dia do evento (2), que será aberto às 8h45, haverá uma conferência com o tema ‘O trabalho docente: a necessidade de cuidar do (a) educador (a)’. A conferencista será a terapeuta integrativa Andrea Câmara Carrer, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). À tarde, a partir das 14h, haverá a palestra com o tema ‘A reinvenção da prática docente em tempos de pandemia: saberes, não saberes e a profissionalização do ensino’. O palestrante será o professor Dr. José Ramos Barbosa da Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Já na quarta-feira (3), o evento terá início às 8h45, com a palestra ‘As tecnologias digitais no presente e no futuro da escola’. O palestrante será João Ricardo Freire de Melo, doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e docente do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Às 10h30, a palestra será sobre o tema ‘Saúde e Educação no contexto da pandemia: aproximações necessárias’. O palestrante será Dr. Fernando Chagas, médico infectologista e diretor-geral do Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga.

Jofem – A Jornada de Formação de Educadores Municipais foi criada pela gestão de Cícero Lucena e fez uma verdadeira revolução na educação de João Pessoa com importantes conquistas para alunos e professores. Na sua primeira passagem pela Prefeitura, Cícero implantou a gestão compartilhada e descentralizada da merenda escolar que, inclusive, foi premiada internacionalmente, e sempre valorizou o diálogo, a compreensão e a sensibilidade.