As chuvas que caem em João Pessoa desde a madrugada desta sexta-feira (7) ultrapassaram registros históricos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital paraibana totalizou 178,4 milímetros (mm), superando os 150,1 mm em 5 de julho 1963.
O valor verificado pelo Inmet também representa 61% da média histórica para o mês, que é de 284,9 mm.
Três alertas de chuva foram lançados pelo Inmet nesta sexta-feira (7) para cidades do Litoral da Paraíba. Um dos avisos é de grande perigo, que alerta para riscos de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O alerta é válido para as cidades de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.
O segundo alerta, de perigo de acumulado de chuva (laranja), são esperadas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco. A medida é válida para as cidades de Alhandra, Caaporã e Pitimbu.
Já no aviso de perigo potencial de acumulado de chuva (amarelo), são aguardados chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. No entanto, é baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades nessas áreas de risco.
Veja as cidades que integram a área de risco:
Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita, Rio Tinto, São Miguel de Taipu e Sapé.
Em todos os casos deve-se seguir as devidas instruções:
Com Portal T5
Com o crescimento das oportunidades de trabalho e melhora da empregabilidade, a desocupação dos trabalhadores…
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o universo jurídico será impactado pelo Congresso…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios