João Azevêdo discute parcerias com consulado de Cuba em diversas áreas

0
103
João Azevêdo discute parcerias com consulado de Cuba em diversas áreas
João Azevêdo discute parcerias com consulado de Cuba em diversas áreas

O governador João Azevêdo recebeu, nesta sexta-feira (17), na Granja Santana, a visita de cortesia dos cônsules de Cuba, Milena Caridad e Rafael Argenis Lopes, que vieram discutir parcerias e conhecer um pouco mais sobre as potencialidades da Paraíba. Na oportunidade, o governador comentou sobre o atual momento econômico da Paraíba e os cubanos abordaram temas como saúde e educação, os quais Cuba tem um grande potencial que pode ser compartilhado com o Estado. Ainda foram discutidos assuntos relacionados ao turismo e agricultura, bem como o momento de crise nacional no Brasil.

Também participaram da audiência o secretário de Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, o secretário da Agropecuária e Pesca, Efraim Moraes, a secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, a presidente da Associação Cultural José Martí (ACJM), Paula Frassinete e outros integrantes da entidade.

Para o governador João Azevêdo, é fundamental estreitar laços de relacionamento com Cuba e outros países. Ele ainda lembrou que nos primeiros meses de gestão já recebeu a visita de cerca de dez representantes de países interessados em firmar parcerias com a Paraíba. “Isso demonstra o quanto o nosso Estado está no caminho certo. Temos equilíbrio fiscal, uma boa infraestrutura, possuímos a menor taxa de desemprego do Nordeste, estamos levando segurança hídrica para as regiões e apresentamos um potencial turístico enorme”, frisou.

E finalizou: “É um prazer receber os cônsules de Cuba, apresentar um pouco sobre a realidade atual da nossa Paraíba e discutir futuras parcerias em diversas áreas como na saúde, com a fabricação de medicamentos, na educação, com a possibilidade de intercâmbios, além de outros setores”.

Na oportunidade, o governador ainda trocou presentes com a cônsul cubana. Ambos foram presenteados com peças que remetem a cultura de suas origens. “Agradeço a receptividade do governador e sua equipe. Fico muito feliz em estar aqui, porque me identifico com a realidade desse Estado, que embora seja pequeno em tamanho, tem uma capacidade enorme de crescimento e busca avançar para melhorar a vida do povo. Podemos, certamente, encontrar vários setores com oportunidades de negócios mútuos. Estamos à disposição da Paraíba”, garantiu a cônsul Milena Caridad.

A cônsul-geral de Cuba também irá participar, nesta sexta-feira, de um evento na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promovido pela Associação Cultural José Martí. “A Associação José Martí está presente em todos os estados do país e faz uma interligação entre as cidades brasileiras e Cuba. Hoje à noite vamos realizar a Convenção Paraibana da ACJM, onde teremos a cônsul como palestrante, falando sobre a situação cubana”, explicou a presidente da ACJM, Paula Frassinete.

Deixe uma resposta