iPadOS 14: as novas ferramentas na versão Beta

0
41
iPadOS 14: as novas ferramentas na versão Beta
iPadOS 14: as novas ferramentas na versão Beta

Ainda este ano a Apple vai lançar uma nova versão do IPadOS, que nos traz algumas mudanças ao icónico tablet.

Quais vão ser as novas características?

App design

A maior mudança que se vai verificar no IPad são as aplicações. A Apple vai dar um design mais refinado ao IPad, com barras laterais e de ferramentas, menus “pull-down“ que lhe dão um aspecto de aplicações para Mac.

Muitas das aplicações da Apple, incluindo as fotografias, atalhos para músicas, memos de voz, calendário, notas, ficheiros tem agora barras laterais “drag and drop” que faz com a navegação e organização seja muito mais fácil, barras de ferramentas em aplicações como ficheiros, calendário e outras aplicações que tornam as coisas simples. Também se pode ver alguns detalhes como vemos nos Mac’s, quando escolhemos um emoji ou abrimos alguns menus que mostram alguns botões apenas com um simples clique.

Widgets

Os widgets tiveram um grande ênfase no sistema iPadOS 13 quando tiveram um lugar no ecrã principal, mas no sistema iPadOS 14 ainda estão melhores. Tal como acontece no IOS 14 também no IPad os widgets foram reformulados são mais versáteis, informativo e inteligentes. Os widgets vêm em vários tamanhos para que possa escolher a quantidade de informação apresentada, mesmo que ainda não tenha instalado a aplicação.

Pesquisar

No iPadOS 14, a pesquisa está semelhante ao que temos disponível nos Mac’s, tem um novo formato compacto que permite começar a pesquisar quer no ecrã principal ou numa app. Mas bem mais importante, esta função foi totalmente remodelada, com melhor organização e melhores sugestões de pesquisa. Irá conseguir localizar e abrir mais rapidamente aplicações, contactos, obter respostas e procurar qualquer coisa no seu IPad por escondida que esteja.

Scribble

A Apple Pencil é conhecida como uma ferramenta de desenho, mas no IPadOS 14 adquire outras especificações também para a escrita. A Apple aumento as capacidade da Apple Pencil, relativamente ao reconhecimento de escrita e conversação, usando a tecnologia do Apple Watch, Scribble. Esta tecnologia permite que todas as notas manuscritas sejam eliminadas, selecionadas, copiadas e coladas pois são reconhecidas como texto.

Esta ferramenta não se limita ao texto, pode também ajudarmos com o desenho de formas geométricas e arcos. Por isso se for mau a desenho, pode sempre ter uma ajuda.

Safari

Tal como no Mac, a Apple trás melhorias ao browser no IPad, não é mais rápido como mais fácil navegar. Pode consultar mais páginas de cada vez, também vai permitir traduzir uma página inteira com um simples clique (Inglês, Espanhol, Chinês, Francês, Alemão, Russo ou Português do Brazil). Irá receber um alerta cada vez que haja uma quebra de segurança, podendo mudar a sua password.

Para além destas características específicas, o IPad também vai receber outras características do IOS 14, como a App Clips ou o novo interface da Siri e para as chamadas, que permite o uso da aplicação sem que seja feito o download.

Quais serão os equipamentos que vão suportar esta atualização?

Se o seu IPad tem o iOS 13, deverá poder passar para o IOS 14. Damos alguns exemplos: IPad Air, IPad mini 4, IPad Pro 9.7, IPad Pro 10,5,…

Tal como já mencionado em outros artigos, pode experimentar o iPadOS 14, visitando o site da Apple’s Beta Software Program.

Fonte: macworld

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Deixe uma resposta