Intel lança o seu novo processador Intel Core i9-10850k

0
71

A fabricante lançou esta semana o seu mais recente processador, o Intel Core i9-10850k, que chega aos mercados com especificações muito idênticas ao i9-10900k, mas onde as diferenças são essencialmente no preço, conseguido identificar-se como uma alternativa mais acessível para consumidores.

O novo CPU da Intel é de 8ª geração, o que é bastante curioso, dado que a marca tem investido fortemente em novas gerações de processador, no entanto, o i9 surgiu também com a 8ª geração, levando consigo a geração aos restantes processadores i3, i5 e i7, bem como, introduzindo as versões de overclocking.

Foi desta maneira que a Intel tentou mais uma vez fornecer um produto mais atrativo para os seus consumidores (um bom produto a um preço razoável), conseguindo fazer concorrência às versões mais recentes dos processadores da AMD, a qual tem tido bastantes CPUs a preços acessíveis.

O novo Intel Core i9-10850k tem 10 núcleos e 20 threads e, ao contrário o Intel Core i9-10900k, tem menos 100 MHz no clock de todos os seus núcleos. Com isto, a nova CPU passa a fornecer aos consumidores uma velocidade de 3.6 GHz com um Turbo Boost Max 2.0 de 5.0 GHzTurbo Boost 3.0 de até 5.1 GHz.

De acordo com a fabricante, o processador ainda suporta a tecnologia Thermal Velocity Boost, que permite que ele rode com até 5.2 GHz num único núcleo e 4.8 GHz em todos os seus cores. O seu TDP é de 125 W, o mesmo valor do Core i9-10900K.

Com isto, a companhia está a planear lançar o máximo de produtos possíveis no mercado, de maneira a aumentar o aproveitamento e o lucro do seu silício. Afinal de contas, vale mais para a companhia aumentar a quantidade de SKUs (Stock Keeping Units) no mercado do que descontinuar núcleos de unidades que não conseguem atingir os clocks especificados no marketing de determinado produto.

O novo processador Intel Core i9-10850K continua a ser compatível com as placas-mãe baseadas nos chipsets Intel Z490H470 e B460. Conforme aponta, o seu lançamento também pode ser uma forma da Intel responder à chegada dos processadores AMD Matisse 2, que chegaram como um refresh na linha Ryzen de 3ª geração. A nova série da rival traz modelos competitivos como o Ryzen 7 3800XT e o Ryzen 5 3600XT.

Mesmo que a Intel tenha sido audaz no lançamento deste novo processador, a sua chegada pode não ser suficiente para derrotar os preços altamente competitivos da AMD, dado que estes processadores com performance equivalente aos da Intel oferecem um preço muito mais acessível, no entanto, a precisarem de uma melhor refrigeração, dado que aquecem muito, em comparação com os da Intel.

O novo Intel Core i9-10850k ainda não se encontra disponível em Portugal mas, em outros mercados, o seu preço oficial ronda os 450$, um pouco elevado quando comparado com o Ryzen 9 3900X da AMD, que oferece mais núcleos e custa menos de 400$.

Fonte Wccftech

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Deixe uma resposta