INSS: Saiba quem tem direito ao aumento de 25% na aposentadoria

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou um aumento de 25% no valor da aposentadoria de alguns beneficiários. Trata-se do auxílio-acompanhante, pago apenas aos aposentados por invalidez ou com incapacidade permanente.

O valor extra foi criado para amparar os segurados que necessitam de auxílio permanente e/ou integral para a realização de atividades básicas, como comer, tomar banho, andar, entre outras. O adicional de 25% seria uma forma de complementar a renda do aposentado, e ajudar no custeio de gastos relacionados aos profissionais que cuidam dos idosos.

No entanto, o responsável pela ajuda não precisa ser obrigatoriamente um enfermeiro ou contratado, pode ser uma pessoa da própria família do beneficiário.

Como pedir o aumento?

O adicional de 25% do INSS já é concedido junto ao processo da aposentadoria. Contudo, o aposentado por invalidez ou com incapacidade permanente que não recebe o auxílio pode solicitar o valor extra por por meio do site e aplicativo “Meu INSS”, ou pelo telefone 135.

Para dar entrada no pedido do auxílio-acompanhante, o INSS exige as seguintes documentações: CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante ou procurador; termo de representação legal ou procuração, além dos documentos médicos que comprovem a condição do segurado e a dependência de terceiros para executar atividades do dia a dia.

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