INSS confirma antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas em 2021

0
350

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que o 13º salário previdenciário poderá ser antecipado a partir do ano que vem. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial. Neste ano, a antecipação das parcelas foi liberada para auxiliar os beneficiários afetados pela crise econômica durante a pandemia do coronavírus.

Desta forma, o decreto propõe que esta opção seja disponibilizada automaticamente, ou seja, sem a necessidade do anúncio do Governo Federal a partir de 2021.

O 13º salário do INSS é pago anualmente para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios diversos. Normalmente, o pagamento é realizado no fim do ano, com a possibilidade de antecipação da primeira parcela no mês de agosto.

Entretanto, devido à pandemia, o INSS optou por adiantar os pagamentos do benefício, que foram realizados entre o final de abril e início de junho. Ainda considerando o cenário da crise econômica, o Senado avalia a possibilidade de criar o 14º salário do INSS.

Caso seja aprovado, o benefício irá contemplar aposentados e pensionistas que sacaram o 13º antecipado, mas ainda estão enfrentando problemas financeiros. Vale ressaltar que o novo pagamento seria realizado somente em 2020, em decorrência do estado de calamidade pública.

Atendimento nas agências

O atendimento presencial nas unidades do INSS de todo o país foi retomado no dia 14 deste mês, depois de quase seis meses fechadas devido à pandemia de Covid-19. Neste momento, terão prioridade os serviços de perícia médica, cumprimento de exigência, justificação judicial e administrativa, avaliação social, reabilitação profissional e monitoramento de benefícios.

O horário de funcionamento das agências da Previdência Social foi reduzido a seis horas contínuas. Além disso, todos os atendimentos serão realizados apenas com agendamento, que pode ser realizado pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.

Além do agendamento, mais de 90 serviços do INSS, como a solicitação de benefícios e Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) também podem ser realizados por meio dos canais remotos da Previdência.

Leia também: INSS: Segurados que não receberam ligação devem remarcar perícias no 135