Hyundai terá comprado a famosa criadora de robôs Boston Dynamics

0
102

Embora robôs e robótica tenham se tornado tópicos quentes nos últimos anos, os robôs reais que chegam às notícias não são exatamente como os robôs de Hollywood. Drones voadores, bots de entrega ou bots de concierge compartilham a mesma natureza básica, mas estão bem distantes dos robôs da imaginação e da ficção.

No entanto, tem havido uma grande evolução nesta área e, sem qualquer dúvida, que há uma empresa que se tem destacado nesta área, a Boston Dynamics. Esta empresa norte-americana tem diversas demonstrações de robots que nos levam a situações futuristas que até há pouco tempo apenas víamos em filmes. A empresa que vai comprar é que pode ser uma surpresa… para si.

Segundo o relatório da agência de notícias sul-coreana The Korea Economic Daily, a empresa atualmente detentora da Boston Dynamics, a Softbang, concordou em vender a emrpesa de robots por 1 bilião de Wons, aproximadamente 760 milhões de euros, sendo que a aquisição deverá ser finaliza hoje, numa reunião de direção da empresa. Segundo  Bloomberg, as negociações iniciaram-se no início de novembro.

Na verdade, não é uma surpresa que a Hyundai esteja interessada em robótica a ponto de comprar uma empresa conhecida mundialmente. Quase todos os principais fabricantes de automóveis atualmente têm grandes investimentos em robótica. A maioria deles, no entanto, gira em torno de robôs de fábrica industrial, bem como para mobilidade assistida, com claro destaque para a otimização da produção de automóveis.

Em contraste, a Boston Dynamics, cujas raízes remontam ao MIT antes de um breve período como empresa do Google, cobre uma ampla gama de interesses e formas de robótica. Existe o humanóide Atlas, por exemplo, mas seus mais populares ou infames são os robôs caninos como Spot.

Apesar da popularidade ou notoriedade da Boston Dynamics, a empresa e seus robôs têm sido considerados não lucrativos, devido ao seu grande custo. Mais recentemente, no entanto, o design de Spot tem sido usado em todo o mundo para auxiliar em medidas anti-COVID-19.

Ainda não se sabe se as diversas experiências da Boston Dynamics em robótica continuarão publicamente sob nova gestão, mas assim que for oficial a aquisição da empresa por parte da Hyundai, também se espera um comunicado com algumas explicações e, esperamos, indicações de como será o futuro da empresa.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões