Hummer EV: Um clássico americano convertido a elétrico

0
119

Após mais de uma década a Hummer apresentou finalmente um novo modelo, e este é completamente elétrico.

A icónica marca de SUVs foi fundada em 1992 como parte da HUMVW, a responsável pelos veículos  de deslocação do exército americano, cujo o design ficou tão conhecido que foi necessário começarem a produzir versões civis do veículo. Infelizmente em 2001 a Humvee fechou portas, dois anos após lançarem o modelo H3, e os seus direitos foram vendidos à GMC. Por sua vez a GMC tornou a marca defunta numa linha e irá agora introduzir o sucessor do H3.

O novo Hummer EV não se trata apenas de um novo modelo, mas sim de uma resposta às exigências atuais do mercado sem esquecer o propósito da Hummer.

O veículo é capaz de produzir 1000 cavalos graças aos seus 3 motores elétricos que por sua vez são alimentados por uma bateria Ultium. A motorização também é capaz de fazer o carro realizar uma aceleração 0-100 Km/h em cerca de 3 segundos, que poderia ser feita num intervalo de tempo mais curto se o peso fosse menor.

Como já referido, a bateria que alimenta os três motores do Hummer EV trata-se de uma bateria Ultium. Esta é a nova geração de baterias apresentada pela GMC em Março que consiste num sistema de em que as células da bateria poderão ser alinhadas horizontalmente ou verticalmente de forma a oferecer uma maior versatilidade aos engenheiros nas fábricas.

Além disso estes packs de bateiras poderão vir com capacidades até 200 kWh, sendo muito provável que um pack desta capacidade esteja já presente neste novo modelo. Com este sistema o Hummer EV poderá carregar em unidades domésticas de nível 2 e em estações de carregamento rápido de corrente direta.

O exterior do modelo não precisa de muita introdução, visto que se trata de um desgin clássico com um traçado muito moderno, que quase parece que saiu de um livro de arte conceitual. No entanto a GMC adicionou por trás do habitáculo uma caixa aberta e converteu o tejadilho para o sistema a que chama de Infinity Roof, que consiste em painéis panorâmicos removíveis. Na parte frontal o design é agora complementado por uma única faixa LED que recria o visual da grelha original enquanto que o traçado cria a ilusão de que toda a parte frontal está a subir.

O interior de 5 lugares possuí detalhes que parecem muito saídos de uma obra do género futurista e são integrados no carro juntamente com um ecrã de entretenimento de 13 polegadas e um painel de instrumentos de 12 polegadas. O volante em si também com um design vulgar é o primeiro volante de Hummer com controlos integrados.

Quanto às capacidades todo-o-terreno o Hummer EV estará equipado com suspensão a ar adaptativa que será usada em paralelo com as enormes rodas de de 35 polegadas. Para o menor esforço do condutor o veículo ainda terá equipado a nova Ultra Vision, um sistema de várias câmeras montadas à volta do carro , incluindo a parte inferior, que irão oferecer até 18 pontos de vista diferentes.

O Hummer EV também terá o novo Crab Mode (Modo Caranguejo) que fará o eixo traseiro mover-se com o mesmo ângulo do eixo frontal, possibilitando assim o movimento diagonal e facilitando o estacionamento do veículo. Outro sistema integrado será a nova versão do Super Cruise, o sistema de condução autónoma da GM, que consiste numa condução hands-free em que condutor só precisa de manter os olhos na estrada, comportamento este que é monitorizado através de vários sensores integrados no habitáculo.

O novo Hummer EV começará a chegar no Outono de 2021 com segundas versões já programadas para 2023. Os preços iniciais ficarão perto dos 112.000 $ nos Estados Unidos, visto que o mercado deste veículos ainda é incerto no cenário europeu.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões