Categories: DestaquePolicial

Hospital de Trauma de CG recebe habilitação de alta complexidade

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande recebeu, na última terça-feira (13), a habilitação de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia pelo Ministério da Saúde e pela Secretária de Saúde da Paraíba.

De acordo com o diretor geral da unidade, o médico Sebastião Viana, os serviços já possuem alta complexidade, mas a habilitação irá reforçar os serviços. “Temos um projeto de ampliação que é a unidade cardiovascular, unidade terapia de queimados e o bloco cirurgíco”, disse Sebastião Viana.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, a habilitação permitirá que o Trauma amplie a realização de cirurgias ortopédicas já realizadas no hospital. “A habilitação foi conquistada porque atendemos os critérios exigidos pelo Ministério, através de documentação apresentada à Coordenação Geral de Atenção Especializada – Departamento de Atenção Especializada e Temática do SUS. Com mais um reconhecimento do Ministério da Saúde como um serviço especializado, o Trauma tem a possibilidade de ampliar a assistência já oferecida na unidade e reduzir o tempo para a realização das cirurgias de ortopedia e traumatologia”, afirma o secretário.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (13). No início do mês de agosto, outra portaria também credenciou o Trauma-CG a receber recursos para custeio como Centro de Atendimento de Urgência tipo II aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Com a aprovação da proposta, a unidade da rede estadual de saúde passa a receber recursos federais, em repasses mensais regulares, que totalizam o valor anual de R$ 457.395,66. O aporte será destinado para a ampliação de procedimentos especializados e de alta complexidade já realizados no hospital, mas com recursos do próprio Governo do Estado. Atualmente são 74 leitos destinados à ortopedia no Trauma-CG.

Há mais de 12 anos, a unidade vinha realizando os procedimentos de ortopedia e traumatologia com verbas estaduais. Só em 2022, o Hospital de Trauma realizou 23.980 atendimentos em ortopedia. De janeiro a julho deste ano, já foram 14.447 atendimentos da especialidade.

O Hospital Regional de Emergência Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes é referência para atendimentos em traumatologia e ortopedia para 203 municípios do estado.

Francisco

Recent Posts

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

31 minutos ago

Aruba e NetApp fazem parceria para elevar as ofertas de TI

A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…

40 minutos ago

New Garmin G5000 Avionics Upgrade Now Available for Cessna Citation XLS Aircraft at Textron Aviation Service Centers

Textron Aviation today announced customers can now upgrade their Cessna Citation XLS+ and Citation XLS…

1 hora ago

Capacitação gratuita impulsiona o desenvolvimento sobre ESG

Recente levantamento do CRA-SP mostra que a maioria dos profissionais de Administração pretende adquirir mais…

2 horas ago