Honda Insight: um Civic que faz mais de 21 km/l

Honda Insight Prototype

Insight tem frente esclusiva, com grade maior e faróis diferentes (Divulgação/Honda)

O novo Honda Insight Prototype é uma das principais atrações da fabricante japonesa no Salão de Detroit, que abre suas portas na próxima semana.

Em sua terceira geração ? a primeira foi lançada em 1999 ?, o híbrido ganhou importância nos planos de eletrificação dos carros da Honda. Não à toa, desta vez ele faz as vezes de versão híbrida do Civic. 

Honda Insight Prototype

Lanternas avançam sobre a tampa do porta-malas mais do que no Civic (Divulgação/Honda)

É só olhar com atenção que você notará que a carroceria tem as mesmas formas do sedã médio, apesar da frente e da traseira terem recebido elementos próprios. A Honda chama de “flying wing” esta grade maior com barra cromada que avança sobre os faróis ? que, por sinal, são full-led. 

Veja também

  • Um motor de ciclo "Atkinson" moderno é fisicamente igual a um de ciclo Otto. A diferença está no tempo de abertura da válvula de admissão (1). Ao ficar aberta por mais tempo, ela diminui a fase da compressão (2), que começa acima do PMI (ponto-morto inferior), e aumenta o curso da de expansão, permitindo aproveitar melhor a energia da queima do combustível (3).Auto-serviçoO que há de diferente nos motores de ciclo Atkinson e Miller?query_builder 19 dez 2016 – 15h12
  • O Si virá só nesta configuração de duas portasTestesImpressões: Honda Civic Si, um esportivo de verdadequery_builder 12 dez 2017 – 16h12
  • Honda Civic LX 1997NotíciasAndamos no primeiro Honda Civic feito no Brasil, 20 anos atrásquery_builder 10 nov 2017 – 16h11

A Honda ainda chama o modelo de protótipo, poucos detalhes separam ele da versão de produção, que chegará ao mercado norte-americano no final deste ano. Seu objetivo é competir com o bem-sucedido Toyota Prius e com o novo Hyundai Ioniq Hybrid.

Honda Insight Prototype

Perfil conserva as formas originais do Civic (Divulgação/Honda)

Os números de consumo são promissores. A Honda afirma que o conjunto formado pelo motor 1,5l 4 cil. Atkinson e pelo motor elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio será o mais potente da categoria, mas ainda não divulgou os números.

O sedã híbrido receberá classificação de economia de combustível EPA superior a 21 km/l (50 milhas por galão). Isso porque na maior parte do tempo o Insight roda apenas com o motor elétrico funcionando, extraindo energia do motor à combustão (operando como gerador) ou da bateria.

Honda Insight Prototype

Híbrido terá interior exclusivo, com direito a quadro de instrumentos digital (Divulgação/Honda)

A propósito, a bateria foi instalada sob os bancos traseiros de uma forma que não atrapalhe a capacidade de carga. O encosto do banco traseiro, por exemplo, é rebatível na proporção 60/40.

Um fato sobre o Insight é que ele nunca foi um sucesso. Usar a base do Civic pode ajudá-lo a se tornar popular, mas o interior moderno e exclusivo também o ajudará nesta tarefa.

Honda Insight Prototype

Lanternas tem iluminação de led (Divulgação/Honda)

Os bancos de couro couro perfurado dão aspecto refinado e a tela sensível ao toque de oito polegadas combinada com o quadro de instrumentos digital de sete polegadas também dão boa impressão. Há compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto e as atualizações do veículo de over-the-air (como smartphones) ativadas por meio de Wi-Fi.

Entre os sistemas de segurança estará o pacote Honda Sensing, com sistema de frenagem autônoma, alerta de saída de faixa ativo, controle de cruzeiro adaptativo e reconhecimento de placas de trânsito. A Honda até especifica que este pacote estará disponível a partir da versão EX, o que prova como o Insight mostrado está muito próximo da versão de produção. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *