Harmony OS: o novo sistema operativo multi-dispositivo da Huawei

0
102

A Huawei apresentou hoje a sua gama mais recente de relógios inteligentes e tablets com o seu novo sistema operativo HarmonyOS 2, aos consumidores o acesso a uma experiência inteligente e sem descontinuidades através de múltiplos dispositivos em todos os cenários.

No evento de hoje, a Huawei lançou ainda os Huawei FreeBuds 4, a mais recente geração de auriculares sem fios com cancelamento de ruído ativo (ANC) e dois monitores de gama alta, o Huawei MateView e o Huawei MateView GT.

Apresentando-se como um sistema operativo de próxima geração para dispositivos inteligentes, o HarmonyOS fornece uma linguagem comum para diferentes tipos de dispositivos, proporcionando aos utilizadores uma experiência mais conveniente, suave e segura. Este sistema operativo utiliza uma tecnologia distribuída para satisfazer as diferentes necessidades de todo o tipo de dispositivos com um único sistema, permitindo uma implementação flexível. O HarmonyOS combina ainda dispositivos, anteriormente, independentes num “super-dispositivo” coeso e holístico que integra o hardware e todos os recursos para aproveitar livremente as capacidades dos seus dispositivos com base nas necessidades do utilizador em tempo real.

Você que ama tudo sobre celular e sempre quis saber como consertar o seu próprio aparelho, vai descobrir agora,e sem sair de casa! Ficou interessado? Então clique no link abaixo e saiba mais.

Para os programadores, o HarmonyOS permite o desenvolvimento multiplataforma e a implantação multi-dispositivo de aplicações, tornando a criação de aplicações através de dispositivos mais fácil do que nunca.

Huawei Watch 3: um assistente inteligente independente tão poderoso como o seu smartphone

O novo relógio inteligente da Huawei com ecrã de vidro curvo complementado com uma coroa rotativa 3D, é capaz de detetar diferentes níveis de pressão e fornece um feedback táctil em resposta à entrada do utilizador, tornando o relógio confortável de utilizar e fácil de operar.

O Huawei Watch 3 com recurso do sistema operativo HarmonyOS 2, conjuga-se com os smartphones Huawei para servir como assistente de viagem multifuncional. A funcionalidade flui diretamente do smartphone do utilizador para o seu pulso, tornando todas as informações de viagem disponíveis de forma instantânea.

O Huawei Watch 3 pode ser também utilizado como um gestor profissional de fitness & saúde que suporta mais de 100 modos de treino. Além de uma vasta gama de opções de monitorização de saúde, o relógio pode agora monitorizar a temperatura da pele com um novo sensor de temperatura de alta precisão. O Huawei Watch 3 suporta também a deteção de quedas e função de chamada SOS para uma resposta mais rápida em caso de emergência. Este relógio permite ainda ao utilizador fazer e receber chamadas telefónicas e ouvir música, sem a necessidade de estar dependente de um smartphone, uma vez que este smartwatch é o primeiro da Huawei a suportar a função eSIM.

O Huawei Watch 3 Pro apresenta uma duração ultra longa da bateria, que dura até 5 dias no modo smart (utilização normal) e 21 dias no modo de poupança de energia. No caso do Huawei Watch 3 a autonomia é de 3 dias no modo smart e 14 dias no de poupança de energia.

Uma experiência mais interativa com o HarmonyOS

A interação multi-dispositivo com o HarmonyOS torna o trabalho em múltiplos dispositivos tão simples como o controlo de um. O novo Painel de Controlo suporta ligações simples e intuitivas através de uma função de arrastar e integrar que permite aos utilizadores ligar, livremente, os dispositivos que desejam, com base em cenários específicos.

Em termos de aparência, a beleza da interação inovadora reside nos detalhes estéticos. A fonte HarmonyOS Sans especialmente concebida e as Animações Gravitacionais Naturais oferecem uma experiência de utilizador consistente em todos os dispositivos HarmonyOS.

O Huawei HiLink foi atualizado para HarmonyOS Connect para equipar mais dispositivos não-Huawei com características inteligentes. Os dispositivos domésticos inteligentes podem ser ligados ao seu smartphone com um único toque, ajudando em várias tarefas da vida quotidiana.

Melhoria no desempenho: maior segurança e privacidade

O HarmonyOS 2 funciona ainda mais suavemente do que a última geração do EMUI.

O HarmonyOS 2 mantém as aplicações abertas a funcionar em segundo plano, para que as tarefas do utilizador estejam sempre disponíveis onde parou. Pode voltar à última ação ou página de uma determinada aplicação, mesmo que tenha dezenas de outras aplicações abertas. Por exemplo, se estava numa aplicação de compras a olhar para um produto, então mudou para outra aplicação para enviar uma mensagem ao seu amigo, e depois abriu o seu navegador para procurar outro assunto, pode agora voltar à última página em que estava a navegar na sua aplicação de compras sem qualquer problema. Além disso, pode desfrutar de uma maior duração da bateria com um dispositivo baseado no HarmonyOS 2.

“A Huawei está empenhada em proteger a privacidade e a segurança dos seus utilizadores. O HarmonyOS herda e desenvolve ainda mais as tecnologias líderes de privacidade e segurança encontradas no EMUI. O nosso princípio fundamental de conceção é assegurar que apenas a pessoa certa possa aceder aos dados certos com o dispositivo certo, garantindo a segurança de cada acesso a cada dispositivo, bem como a segurança de cada ato de armazenamento, transmissão, e utilização de dados em todos os cenários. Quando a autenticação de identidade colaborativa multi-dispositivo é ativada, os utilizadores só podem desbloquear os seus dispositivos, o que assegura uma ainda maior segurança”, sublinha Shen Yun, Country Manager da Huawei Consumo em Portugal.

Além disso, o HarmonyOS gere os dados do utilizador por categoria e protege os dispositivos por nível, estabelecendo limiares de segurança específicos para os, chamados, Super Dispositivos. Apenas os dispositivos que satisfazem requisitos de segurança rigorosos podem aceder aos dados correspondentes ao seu nível de segurança, assegurando que os utilizadores podem fazer uso das funcionalidades de Colaboração Multi-dispositivo com verdadeira tranquilidade.

As aplicações HarmonyOS passam por testes rigorosos ao longo do desenvolvimento, lançamento, instalação e utilização, para garantir que proporcionam uma experiência segura num ecossistema limpo.

“Estamos cada vez mais rodeados de dispositivos inteligentes nos dias de hoje, e estamos agora num mundo onde todas as coisas estão ligadas”, afirma Richard Yu, Diretor Executivo e CEO do Consumer Business Group da Huawei. “Cada um de nós faz parte deste mundo totalmente conectado, tal como todos os dispositivos. Estamos ansiosos por trabalhar com mais parceiros e promotores para construir um próspero ecossistema HarmonyOS e fornecer experiências, produtos e serviços ainda melhores aos nossos clientes em todo o mundo”, acrescenta ainda.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões