Guarda Civil Metropolitana disponibiliza ‘Disque 153’ para população acionar guarnições e fazer denúncia

0
83

Com a finalidade de aproximar o munícipe da Guarda Civil Metropolitana, oferecendo um atendimento rápido e eficaz, a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb) disponibiliza o Disque 153, serviço gratuito que funciona 24h por dia, todos os dias da semana.

Segundo o comandante da Guarda Civil, Vitor Freire, recorrer ao serviço de emergência é o caminho quando um morador flagrar algum delito a um bem público, a exemplo de invasão a uma escola, vandalismo ou furto em uma unidade de saúde da família. “O vandalismo, além de causar danos aos cofres públicos, prejudica a oferta de serviços para a população. Todo cidadão pode fazer uma denúncia à Guarda Civil Metropolitana. Nós deslocamos a equipe mais próxima do endereço para averiguar a situação e fazer abordagens”, explicou.

Vitor Freire ressalta que através do Disque 153 também podem ser feitas denúncias de aglomeração, perturbação da ordem, entre outros casos. “A unificação dos canais de atendimento tem o objetivo de melhorar o tempo de resposta para a população, além de intensificar as ações de várias secretarias, facilitando a utilização por parte dos cidadãos que agora contarão com o Disque 153 para denúncias e solicitações relacionadas à Guarda”, declarou.

O comandante reforça também que cada cidadão pode colaborar com a diminuição dessas ocorrências. “A questão da perturbação de sossego poderá ser minimizada se cada um de nós, como cidadão, entendermos que o meu direito termina onde começa o do outro”, completou.

Bases descentralizadas – A sede da Guarda Civil Metropolitana está localizada à Rua Almirante Barroso, n° 668, no Centro. Porém, a instituição mantém bases descentralizadas, como a que funcionam no Parque da Lagoa Solon de Lucena, Centro; na Praça da Paz, nos Bancários; Terminal de Integração do Varadouro; Centro de Atendimento ao Turista, na orla de Tambaú; além de postos nas quatro unidades de pronto atendimento (UPAs), no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, em Mangabeira; e nos Hospitais Prontovida e Santa Isabel, no bairro de Tambiá; e no do Valentina.

Além do Disque 153, a GM ainda dispõe para o cidadão os seguintes canais: telefone 3214-7992 ou rede social – @guardaciviljp (Instagram).