Governo da Paraíba libera capacidade máxima de público nos estádios

O novo decreto de combate à pandemia da Covid-19 na Paraíba, divulgado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, entra em vigor nos 223 municípios paraibanos a partir desta sexta-feira. Entre muitas medidas de flexibilização, está o aumento do público em estádios e ginásios de 80% para 100% da capacidade total. Segue mantida a obrigação de comprovação do ciclo vacinal completo contra o novo coronavírus, não sendo exigida, no entanto, a apresentação de testes recentes com resultado negativo para a infecção.

Trecho do novo decreto do Governo da Paraíba, sobre as novas condições sanitárias para eventos esportivos — Foto: Reprodução / DOE

Trecho do novo decreto do Governo da Paraíba, sobre as novas condições sanitárias para eventos esportivos — Foto: Reprodução / DOE

No que se diz respeito à esfera esportiva, torcedores e desportistas paraibanos puderam observar pelo menos duas grandes mudanças em relação à edição anterior do decreto estadual com vigência do dias 6 de março a 7 de abril. Na ocasião, as autoridades sanitárias e epidemiológicas permitiam a presença de 80% de público em estádios e ginásios regidos pelo executivo estadual, com uso obrigatório de máscaras para os presentes nos eventos.

No decreto que entrará em vigor nesta sexta-feira, além do aumento de 80% para 100% na capacidade de público permitida nas praças esportivas, o uso de máscara de proteção contra a Covid-19 tornou-se facultativo em espaços abertos, como é o caso dos estádios paraibanos. Já para ginásios, espaços majoritariamente fechados, o uso do EPI em suas dependências fica facultado àqueles municípios em que pelo menos 70% da população acima de cinco anos tenha completado o esquema primário de vacinação contra o SARS-CoV-2.

O retorno da permissão de 100% do público em praças esportivas acontece 25 meses após o fechamento dos portões de estádios e ginásios paraibanos em decorrência do avanço da Covid-19 em toda a Paraíba, em março de 2020.

Após o fim da participação dos clubes paraibanos na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste, o calendário 2022 do futebol na Paraíba ainda conta com a reta final do Campeonato Paraibano e também com as séries C e D do Campeonato Brasileiro, essas últimas que terão início nos próximos dois fins de semana. respectivamente — para Campinense e Botafogo-PB, pela Terceirona, e para Sousa e São Paulo Crystal, na quarta divisão.

Fonte: Globo Esporte Paraíba

Foto: Reprodução