Google quer lançar processador para rivalizar com Qualcomm e MediaTek

0
94

Segundo alguns relatos que surgiram nos últimos dias, a Google estará a desenvolver o seu próprio chip para equipar o seu próximo Pixel 6. No entanto, estes rumores não são novidade dado que os mesmos já tinham surgido em 2020 sendo que estes mais recentes parecem ser efectivamente mais credíveis.

De acordo com o site 9to5Google, foi visualizado efectivamente esse processador tendo o nome de código Whitechapel e irá equipar os modelos Pixel a serem lançados no próximo Outono.

Segundo alguns relatos anteriores apontam  que o Witechapel pode vir a ser um processador para smartphones e Chromebooks, e que a Google têm vindo a trabalhar em parceria com a Samsung no desenvolvimento desse chip. De acordo com um artigo publicado pelo site 9to5Google, é realçado uma ligação aos processadores Exynos da fabricante Sul Coreana Samsung, e também que estará a ser desenvolvido com a divisão de semi-condutores da Samsung para produção em grande escala.

Existe vários nomes de código atribuídos a esse processador segundo o que é indicado pelo 9to5Google. Este mesmo site especula um pouco e arrisca dizer que as iniciais que surgiram relativamente à designação do chip GS, refere-se a Google Silicon. Um outro nome de código também surgiu, Slider foi a palavra revelada e que a 9to5Google acredita ser uma plataforma de partilha para esse primeiro processador da marca, dado que essa designação está conectada a outros projectos.

Seja como for, a Google já recusou efectuar qualquer comentário quando confrontada pela Engadget mas dado o historial da empresa e o nome de código existente reforçado por todo um conjunto de rumores, teremos pois de dar alguma importância a tais informações.

Temos já então alguns gigantes da tecnologia a optarem por produzir os seus próprios processadores, empresas como a Samsung, Apple, Huawei e a Xiaomi já estão bem sólidos com os seus chips pelo que não será surpresa se a Google decidir seguir o mesmo caminho.

Fonte: Engadget

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões