Globo causa feridas e cutuca tabus da sociedade brasileira com personagens polêmicos

Rodrigo Lombardi e Vladimir Britcha são atores da Globo
Novelas como Segundo Sol e Verdades Secretas da Globo que causam (Foto: Montagem/TV Foco)

Não é necessariamente fácil fazer uma novela no Brasil, mesmo quando nós estamos falando da Globo, atualmente maior produtora desse tipo de entretenimento em nosso país e no mundo. Afinal, nós como sociedade temos nossos preconceitos e tabus, o TV Foco escolheu um tema complicado para fazer este especial.

+ Choro, saudade e esperança: as despedidas mais emocionantes dos apresentadores da Globo e SBT

De tempos em tempos, o incesto, que é a relação entre parentes (do mesmo sangue ou não), é condenado moralmente, religiosamente e pela lei de diversos países em todo o mundo. E quando algo é não digestivo para as pessoas, por que não abordar o tema na dramaturgia? É arriscado? Sim! Mas, não impede dos autores abordar. Como foi caso mais recente que passou na tevê, a novela Segundo Sol de João Emanuel Carneiro já começou com um mistério. Qual era a ligação entre Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves)? No final das contas, o telespectador descobriu que elas eram mãe e filha. Foi surpreendente por que a Lau virou cafetina prostituiu a própria filha e ainda a fez ter um caso com o tio Remy (Vladimir Britcha). Na trama, essa questão polêmica foi ignorada em sua reta final por outros personagens que descobriram essa ligação medonha. Porém, detonada pelo público nas redes sociais.

+ Pedro Bial exibe denúncias contra João de Deus e sobrepassa concorrentes da Globo

Há no cinema internacional um filme chamado Lolita que serviu de inspiração para a trama de Walcyr Carrasco escrever a novela Verdades Secretas, como a faixa das 23h horas na Globo tem o costume de ser mais livre para abordar temas mais pesados o público estava vidrado com a história de Angel (Camila Queiroz) e Alex (Rodrigo Lombardi). O empresário tinha desejo pela jovem menor de idade, ele chegou a pagar por programas com ela, mas depois que ela colocou ponto final nessa história. Alex chegou a casar com a mãe da modelo para ter Angel de volta. O padrasto e enteada se encontravam escondido para terem seu intenso caso. A novela terminou em tragédia, claro.

+ Pabllo Vittar ultrapassa Anitta ganha projeção internacional e será jurada ao lado de Britney Spears

Angel e Alex em Verdades Secretas (Foto: Divulgação)

Quase no final dos anos 80 quando o país ainda sofria com o controle da ditadura, a Globo produziu a novela de Dias Gomes, Mandala que foi protagonizada por Vera Fischer e Felipe Camargo. Como referência para o folhetim, o autor tinha o texto grego de Sófocles Édipo Rei. Uma história trágica que conta como um filho se apaixonou sem saber pela própria mãe e estava destinado a matar seu pai. Como esse tema é complicado, a censura não queria que a novela fosse ao ar, mas a emissora se comprometeu a adaptar o roteiro. E ela foi para o ar, ainda retratando a bissexualidade, misticismo e uso de drogas.

+ Atrizes da Globo e Record se despem de vaidade e se entregam para seus trabalhos

O flerte de outras novelas da Globo

Onde Nascem os Fortes, escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, mostrou a ligação intensa entre os irmãos gêmeos Nonato (Marco Pigossi) e Maria (Alice Wegmann). Em certos momentos da produção de 2018 deu a entender que eles tinham um amor mais que fraternal um pelo o outro. Antes de ir ao ar, saiu na mídia que essa seria a ideia original, mas foi abortada.

+ Thammy Miranda desbanca Klebber Toledo e Rodrigo Lombardi e é um dos homens mais sexy de 2018

Em 2015, foi ao ar na emissora carioca a novela das seis de Lícia Manzo, Sete Vidas. Na novela Júlia (Isabelle Drummond) e Pedro (Jayme Matarazzo) terminam juntos, mas no começo da trama ficaram um longo tempo afastados porque acreditaram que eram filhos de Miguel (Domingos Montangner).