Funjope divulga resultado final de programa para ajudar artistas e primeira parcela é liberada nesta quarta-feira

0
126

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) concluiu a análise das inscrições para o Programa de Apoio Emergencial, edital nº 001/2021, e divulgou a lista completa dos beneficiados. O pagamento da primeira parcela, no valor de R$ 300, deve ser feito a partir desta quarta-feira (28), exclusivamente através de transferência para conta bancária de titularidade dos artistas. O resultado final, que contempla 1.082 inscritos, pode ser conferido no link.

“O apoio emergencial é fruto de uma decisão do prefeito Cícero Lucena e do encaminhamento da Funjope no sentido de trazer alguma ajuda, um conforto para os profissionais da cultura que mais precisam e que estão prejudicados em suas atividades por conta da pandemia da Covid-19”, declarou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que foi feito um bom trabalho de divulgação e de inscrição e a iniciativa atraiu mais de 1800 pessoas. “Chegamos a esse resultado, de maneira que todas as categorias de arte e de cultura que se inscreveram possam ter seus contemplados. Agora, vamos trabalhar para acelerar o pagamento dessas pessoas que a gente já começa a partir desta quarta-feira”, acrescentou.

No último sábado, dia 24, a Funjope anunciou a retificação das datas do cronograma de execução do edital. A mudança ocorreu em razão do grande número de inscritos, que chegou a 1843 para uma previsão de 1300 beneficiados. Além disso, algumas inscrições tinham pequenas pendências que puderam ser solucionadas neste prazo.

O edital foi voltado para os artistas que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social para enfrentamento da crise sanitária. Porém, apenas os que moram em João Pessoa há pelo menos dois anos puderam se inscrever. É considerado artista a pessoa física que realiza trabalho individual ou coletivo e comprove a atividade como fonte de renda exclusiva.

Na lista dos beneficiados estão incluídos profissionais das artes cênicas, como teatro dança e circo; música; culturas populares; artes visuais; audiovisual; livro, literatura, leitura e bibliotecas. Estão incluídos também trabalhadores da cultura, como produtores, diretores, artistas, técnicos e pessoal de apoio a grupos e espetáculos artísticos.

Se houver qualquer dúvida, a equipe da Funjope deve ser consultada, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone 3218-5502 ou e-mail [email protected]