Feira de Oitizeiro receberá ações de reordenamento

0
101

A Feira de Oitizeiro passará por reordenamento a partir desta quinta-feira (4) para organizar os espaços dos comerciantes que atuam do lado de fora do mercado, espaço para pedestres e desobstrução de vias. O trabalho será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que está cadastrando todos os comerciantes em situação irregular, para estabelecer locais adequados para o comércio, de maneira que não seja prejudicado o passeio público do pedestre, nem o trânsito no entorno do local.

O objetivo principal é desobstruir a Avenida Cruz das Armas, atendendo às solicitações da população do bairro, que atualmente sofre com problemas de acessibilidade. A demarcação dos espaços já inicia nesta quinta-feira e, no final de semana, será realizada uma ação educativa no local.

Após reunião realizada nesta quarta-feira (03) entre representantes da Secretaria e  feirantes de Oitizeiro, os comerciantes concordaram em se cadastrar para que, uma vez regularizados, a Sedurb possa colocá-los nas dependências do mercado público. “O diálogo de hoje foi essencial para que a gente consiga desobstruir a Avenida Cruz das Armas, uma das entradas principais da cidade. Vamos manter essa conversa de maneira permanente com a categoria, que concordou em se regularizar e auxiliar o nosso trabalho. Ninguém será prejudicado, até porque temos uma responsabilidade social com essas pessoas, inclusive pelo momento econômico que vivemos”, destacou Eduardo Pedroza, chefe de gabinete da Sedurb.

Mudanças na Feira de Oitizeiro foram acordadas com comerciantes do local

Essa é apenas a primeira ação de ordenamento na Feira de Oitizeiro e o objetivo é proporcionar conforto e acessibilidade aos frequentadores do mercado público. A Sedurb recebeu uma série de reclamações por parte da população, que se sente prejudicada por não conseguir transitar no local. “Iniciamos esse diálogo com a categoria, mas já orientamos os nossos agentes de controle urbano a reforçar o trabalho educativo junto aos comerciantes que trabalham no interior do mercado,  para desobstrução dos corredores”, reiterou Eduardo Pedroza.

Nesta quinta-feira, equipes do Núcleo de Cadastro de Áreas Públicas (Nucad) vão até o mercado para iniciar o cadastro desses trabalhadores na Prefeitura. Na reunião desta quarta, foi solicitado que eles levassem a documentação necessária para iniciar o processo (RG, CPF, comprovante de residência). Na ocasião, as equipes vão demarcar os pontos onde é possível comercializar.

Os comerciantes relataram que alguns feirantes vem de outras cidades com carrinhos de fruta e ocupam indevidamente os espaços. Diante disso, as equipes da Sedurb vão estar atentas a esse tipo de ocupação. “A prioridade do espaço será para os feirantes que estão há anos no local e que já procuram se regularizar. Vamos padronizar esse pessoal cadastrado, com crachás e proporcionar espaços de tamanhos iguais, para que eles trabalhem sem obstruir o passeio”, reiterou Eduardo Pedroza.

Trabalho Educativo – Em parceria com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e com a Guarda Civil Municipal (CGM), a Sedurb vai estar no mercado durante o final de semana, para garantir o ordenamento do local. Só será permitido o comércio na parte de fora do mercado, para os comerciantes devidamente cadastrados e nos espaços que serão demarcados pela equipe na ação desta quinta-feira.