Categories: DestaquePolicial

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

A partir desta quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de forma gratuita. De acordo com o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas. 

A lista completa de medicamentos e insumos disponibilizados pode ser acessada aqui. Já a lista de farmácias e drogarias credenciadas ao programa pode ser acessada aqui. A expectativa da pasta é que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas. “Em média, isso pode gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano”. 

Entenda

O Farmácia Popular oferta, atualmente, 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes. Até então, somente medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos de forma gratuita. 

Para os outros remédios e insumos, o ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos podem ser retirados de graça.

O programa

O Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde. No ano passado, passou a incluir remédios para osteoporose e anticoncepcionais e, este ano, adotou também a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública. 

Dados do governo federal indicam que o programa está presente em 85% dos municípios brasileiros, cerca de 4,7 mil cidades, e conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país, com capacidade para atender 96% da população brasileira. “A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional”. 

“Já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municípios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada. Para alcançar a meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos – uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais.”

Com Agência Brasil

Francisco

Recent Posts

Grupo Salt cresce 50% ao ano e visa dominar lazer da ZN

Com faturamento de R$ 15 milhões, marca consolidada na Zona Norte de São Paulo visa…

3 minutos ago

Cocriação se consolida em setores tradicionais do mercado

Dezenas de clientes participaram do desenvolvimento da atualização do aplicativo Amil Clientes, que permite o…

13 minutos ago

Debate entre candidatos à prefeitura de Soledade/PB acontece nesta terça (24)

evento acontece a partir das 19h.  O Sintab de Soledade e o Blog do Márcio…

18 minutos ago

Wella anuncia cabeleireiro do Sul para time exclusivo

Bruno Goulart, de Tubarão (SC), passa a integrar um seleto grupo de profissionais que podem…

25 minutos ago

Episódios de conexão ESG oferecem trilha educacional

A Elevar Energia lançou a "Conexão ESG", uma série de episódios curtos e práticos sobre…

36 minutos ago

Investimento imobiliário em Cascais atrai brasileiros

Cidade oferece um estilo de vida sofisticado e tranquilo, com uma infraestrutura de alto padrão…

46 minutos ago