Faltam só 15 dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda

0
160

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está acabando. Os contribuintes têm até dia 31 de maio para preencher os formulários com seus rendimentos de 2020 e entregar para a Receita Federal. Para não cometer erros, a orientação é não deixar o procedimento para a última hora e sim ir preenchendo com calma, pois informações erradas podem te fazer cair na malha fina.

Além disso, quem atrasar a entrega do IR vai ser  multado em1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Em casos de fraude, é possível ser processado judicialmente por crime tributário, pois a Receita faz o cruzamento de informações passadas pelo contribuinte e por outras fontes, como empresas, bancos e cartórios e verifica se as contas declaradas por uma parte e por outra estão de acordo entre si.

Se o contribuinte já tiver enviado sua declaração, mas identificar algum erro poderá enviar a declaração retificadora também até o prazo de 31 de maio. Nesse caso, é necessário entrar no programa do IR, selecionar a declaração enviada com erros, informar o número do recibo, corrigir os erros, informar que a declaração é retificadora e reenviá-la.

Como fazer a declaração do Imposto de Renda?

O contribuinte pode baixar o aplicativo da declaração do Imposto de Renda no seu celular puxar a declaração pré-preenchida com dados no site da Receita. Nesse último caso, acesse gov.br/receitafederal e puxe sua declaração, que já terá as informações enviadas pelos bancos e pelas empresas.

Aqueles que não possuem conta no gov.br pode abrir criando uma senha e acessando as informações. Também há a opção de puxar todas as informações da empresa em que trabalha, do banco que tem conta ou de outros informes de rendimentos.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal já divulgou as datas de cada lote para restituição do Imposto de Renda 2021, veja abaixo:

  • 1º lote – 30 de maio de 2021
  • 2º lote – 31 de junho de 2021
  • 3º lote – 30 de julho de 2021
  • 4º lote –  30 de agosto de 2021
  • 5º lote – 31 de setembro de 2021

Veja também: Banco do Brasil antecipa até R$ 20 mil da restituição do Imposto de Renda. Veja como conseguir