Fábio George aguarda que Bolsonaro respeite lista tríplice da ANPR

0
101
Fábio George aguarda que Bolsonaro respeite lista tríplice da ANPR
Fábio George aguarda que Bolsonaro respeite lista tríplice da ANPR

O paraibano Fábio George da Nóbrega, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR, está na expectativa de uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para entregar-lhe a lista com os nomes dos mais votados para escolha do novo(a) Procurador(a) Geral da República, na vaga de Raquel Dodge. Na condição de dirigente da Associação, Fábio George conduziu em todo o país a votação no âmbito do Ministério Público Federal. Bolsonaro tem feito suspense sobre a indicação do mais votado pela categoria.

De acordo com o resultado que está em mãos de Fábio George, foram estes os nomes mais votados entre expoentes do quadro de subprocuradores: Mário Bonsaglia e Luíza Frischelsen, com 478 e 423 votos, respectivamente, e o procurador regional Blal Dallou, com 422. Apesar do voto ser facultativo, a mobilização da ANPR – informou Fábio George – alcançou um recorde junto aos membros do Ministério Público Federal de todo o país, com a participação de mais de 82% de todos os procuradores, totalizando quase mil votantes. Cada um poderia sufragar até três candidatos entre os dez inscritos – maior número já registrado desde a criação da lista tríplice em 2003.

Ao longo dos 16 anos, a lista tríplice tem sido acatada por todos os presidentes da República, tornando-se uma praxe na escolha do Procurador Geral. O ritual prevê que o escolhido será submetido a uma sabatina para votação no Senado Federal que determinará se preenche os requisitos de notável saber jurídico e competência para administrar o colegiado. A missão de Fábio George, como ele mesmo revelou a interlocutores em Brasília, é a de fazer prevalecer o acatamento à lista tríplice, que, no seu ponto de vista, sinaliza o coroamento de um processo democrático.

Deixe uma resposta