Estudantes de Campina Grande ganham medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

0
73
Foto: Reprodução

Três alunas e um professor de História da Paraíba ganharam medalha de ouro na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A equipe Rapadura é do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Campina Grande e o anúncio foi divulgado neste domingo (12) durante a cerimônia de premiação do evento no YouTube. Ao todo, 41 equipes paraibanas se inscreveram e 15 chegaram à final.

A ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil equipes formadas por alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio neste ano. A competição teve início em maio com a realização de seis fases online em que os participantes responderam a questões de múltipla escolha e realizaram tarefas. 

Você já imaginou acertar 14 pontos com apenas 14 JOGOS na Lotofácil ?

Uma plataforma completa com inteligência artificial Que te GARANTE 14 e até 15 Pontos com apenas 14 Bilhetes.
Hoje você poderá se tornar um apostador PROFISSIONAL!

COMPRAR AGORA

ESTA OFERTA PODE SAIR DO AR A QUALQUER MOMENTO, APROVEITE!

No total, 90 grupos receberam medalhas, sendo 20 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. A final contou com 414 equipes de 99 cidades de todos os estados. Eles participaram de seis fases online da competição, além da final onde realizaram uma prova dissertativa também de forma virtual. 

A região Nordeste foi a que mais somou equipes medalhistas: um total de 57. Pernambuco é o estado com maior número de equipes com medalhas: 17 no total. Na sequência estão São Paulo, com 15 equipes; Bahia, com 14; Ceará, com 13; Rio Grande do Norte, com 12; e Paraná, com 5 grupos. Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro somaram 4 equipes medalhistas cada um. Já Alagoas, Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e Sergipe tiveram uma equipe medalhista cada.

A cerimônia contou com a participação das coordenadoras da ONHB, as professoras Cristina Meneguello e Alessandra Pedro, além de Fernando Coelho, professor e pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp (Proec); Valdei Araújo, presidente da Associação Nacional de História (Anpuh); José Alves de Freitas Neto, diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest); e representantes da equipe de elaboradores da prova da competição e de professores da rede básica participantes da Olimpíada. Também foram convidados os artistas Souto MC e Monge Han, cuja música e HQ, respectivamente, foram temas de questão na prova.

Estados com equipes medalhistas:

AL 1 (1 bronze)
BA 14 (3 ouro, 4 prata, 7 bronze)
CE 13 (2 ouro, 5 prata, 6 bronze)
MG 4 (3 ouro, 1 bronze)
PA 1 (1 prata)
PB 1 (1 ouro)
PE 17 (3 ouro, 6 prata, 8 bronze)
PI 1 (1 bronze)
PR 5 (3 prata, 2 bronze)
RJ 4 (2 ouro, 2 prata)
RN 12 (3 ouro, 3 prata, 6 bronze)
SC 1 (1 prata)
SE 1 (1 prata)
SP 15 (3 ouro, 4 prata, 8 bronze)

Com ClickPB