Estudante da UEPB reclama de atraso no pagamento de bolsa
Uma estudante do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) procurou o Blog para relatar um atraso no pagamento da bolsa PIBID, que é ofertada pela universidade e que deve ser paga pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).
A jovem informou que o programa teve o edital aberto em dezembro de 2022 e que a mesma recebeu o pagamento até o mês de março desse ano. No entanto, ela informa que não recebeu mais nenhum pagamento entre os meses de abril e julho de 2023 e que as instituições responsáveis pelo repasse já definiram diversas datas para efetuar o pagamento, mas as datas não foram cumpridas. A universitária conta que ao menos 12 pessoas no curso dela também enfrentam o mesmo problema.
Em contato com o Blog, a estudante informou que uma colega entrou em contato com a FAPESQ para buscar soluções do problema, mas não recebeu informação sobre uma data exata do repasse do dinheiro. As estudantes foram informadas, através de e-mail, de que para que o pagamento possa ser realizado novamente, é preciso que a descentralização de crédito orçamentário de 2023 seja publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), mas a publicação ainda não foi feita.
O Blog entrou em contato com Antonio Guedes Rangel Junior, que é o atual presidente da FAPESQ, para buscar informações sobre o caso. Ele informou que o orçamento pode ser enviado até o fim deste mês e que os repasses das bolsas serão feitos assim que o orçamento for disponibilizado. O presidente disse ainda que, até o momento, são 3 meses de pagamento pendentes.