Espaço LGBT de Campina Grande completa um ano de funcionamento

0
67

O Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT de Campina Grande (Espaço LGBT – Luciano Bezerra), coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), atendeu 700 pessoas e cadastrou 102 usuários, entre lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, mulheres trans e homens trans, durante um ano de funcionamento. O serviço público do Governo do Estado foi inaugurado em 15 de em agosto de 2018. O local acolhe o público LGBTQI+, familiares e amigos que buscam atendimento especializado.

 “Nossa avaliação é positiva neste ano de funcionamento de um equipamento público, que permite a população de Campina Grande e cidades da região ter acesso a um lugar de  acolhimento completo, pois oferecemos um serviço multidisciplinar contínuo. É um marco, um exemplo de responsabilidade e sensibilidade da gestão”, afirma o coordenador do Espaço LGBT – CG, Herry Charriery da Costa Santos.

Entre as ações gratuitas, o Espaço LGBT realiza busca ativa e oferece atendimento psicossocial e jurídico em sua sede, incluindo a retificação de nome, além de realizar palestras e capacitações itinerantes nos municípios da região da Borborema e adjacências.  Os profissionais realizam seminários, cursos, oficinas de capacitação, campanhas educativas e parcerias em eventos do movimento LGBTQI+ da região. O local também é campo de estágio nas áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social, por meio de convênios com instituições públicas e privadas de Ensino Superior.

“Nós alcançamos uma divulgação importante sobre o espaço de sociabilidade e estamos avançando na ampliação para atender as cidades das regiões que ainda estão descobertas no atendimento, como o Curimataú e Sertão. Nosso maior desafio é promover uma mudança de mentalidade em relação à questão da LGBTfobia no interior do Estado e promover diálogos com instituições para que façam valer os direitos da população LGBT”, explica Santos.

Entre as parcerias fechadas pelo Espaço LGBT estão o Hospital Universitário Alcides Carneiro,  os cursos de Enfermagem da UFCG e UEPB, Curso de Medicina da UFCG, Secretaria de Ação Social do Município de Campina Grande, Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB-CG, Conselho Municipal da Educação e Diversidade de Remígio e escolas públicas de Campina Grande. As oficinas são realizadas em escolas estaduais de Campina Grande para estudantes; cursos de capacitação para professores e gestores escolares; além de atividades mensais no Espaço LGBT como palestras e mesas redondas com temas de interessa à população LGBT.

 

Espaço LGBT Luciano Vieira – Campina Grande (Unidade II)

Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia da Paraíba, Rua Pedro I, 558, Bairro São José – Campina Grande – PB.

E-mail: [email protected].

Facebook: @EspacoLGBTCampinaGrande.

Fones: 83 3342 9129/ 9 9163 3465 (WhatsApp)

Secom-Pb