Categories: Destaque

Escola da rede Municipal de Matinhas é destaque na Olimpíada Mandacaru de Matemática, 3ª maior do Brasil, e ganha o maior número de medalhas de ouro na Paraíba

Em um evento de relevância na matemática, a Escola Municipal José Cabral, localizada na zona rural de Matinhas conquistou, no último final de semana, o título de maior medalhista de ouro dentre as escolas públicas participantes da Paraíba.

A Olimpíada Mandacaru de Matemática, reconhecida como a 3ª maior olimpíada de matemática do Brasil, contou com a participação de 133 mil estudantes no ano de 2023. A Olimpíada é voltada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O resultado foi divulgado no último sábado (09) e pode ser acessado através do link: mandacarudematematica.com/premiados-2023.
Os participantes são classificados em quatro níveis: Nível Cajuína para alunos de 4º e 5º ano, Luiz Gonzaga para estudantes do 6º e 7º ano, Nível Zumbi dos Palmares para os do 8º e 9º ano e Nível Lampião para os do Ensino Médio. São premiados os estudantes com melhor pontuação em cada nível. A organização da competição está sob a responsabilidade da Mandacaru Soluções Educacionais, localizada no Rio Grande do Norte.

Dentre as escolas públicas dos 223 municípios da Paraíba que participaram do nível cajuína, a Escola Municipal José Cabral, da cidade de Matinhas, obteve o maior número de medalhas de ouro, totalizando 11 medalhas, além de 01 de prata e 03 de bronze, fazendo, assim, história nesta olimpíada de conhecimento. Além de Matinhas, os municípios de: Paulista (03 bronze), Campina Grande (02 prata e 02 bronze) e João Pessoa (01 bronze) também conquistaram medalhas.
Além da preparação diária em sala de aula realizada pela professora das turmas, Sueli Maria, a Secretaria de Educação de Matinhas implantou o projeto “Matinhas nas olimpíadas de conhecimento” coordenado pelo professor Jociano Coêlho que, junto com os docentes e a equipe da Secretaria, preparou os alunos para as olímpiadas de conhecimentos, através de orientações, simulados e aulas de reforço.
Para o Professor Jociano Coêlho, esse resultado comprova a qualidade de ensino que a gestão atual vem promovendo no município. “Inovar, evoluir e preparar para toda vida, está no propósito da nossa gestão”. Foi a primeira vez que o município participou da Olimpíada e esse resultado consolida a escola José Cabral como referência, projetando um ensino que conecta a comunidade escolar à excelência nacional.
A gestora Escolar, Geruza Coêlho, conta que a escola tem um compromisso de promover a excelência no ensino. “Através de um projeto coletivo, nossa escola tem o prazer de incentivar ativamente a participação dos alunos em diversas olimpíadas do conhecimento. Trabalhamos arduamente para preparar nossos estudantes, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para se destacarem em competições de alto nível”.
Para o secretário da Educação, Carlos Daniel, o resultado obtido nas olimpíadas de conhecimento, mais uma vez, trouxe destaque para Matinhas, e isso irá refletirá no incentivo a outros estudantes a se empenharem cada vez mais. “A SECET dá todo o incentivo para que estudantes se destaquem em Olimpíadas ”, declarou o gestor.
Nesta edição, a preparação dos estudantes também recebeu o apoio das coordenadoras Maria das Graças, Ivoneide Firmino e Edilma Bento, da Diretora do Departamento de Educação Básica, Maria José Sousa e da Gestora Escolar, Geruza Coêlho.
Relação dos alunos premiados:

OURO

EDUARDO ARAUJO DOS SANTOS
ERICA MARIA DA SILVA COSTA
KAUE EVANGELISTA DA SILVA
SAMUEL DA SILVA ALVES
RAYSA MILENA COBE ADELINO
TAYNA WESLIANY ARAUJO DANTAS
MARIA BEATRIZ LOURENÇO DO NASCIMENTO
LUAN DINIZ DE SOUSA
VALESCA DOS SANTOS SILVA
RENALY IDELFONSO DE SOUZA
WYSLANE COSTA SILVA

PRATA
MAYCON DOUGLAS DA SILVA CAVALCANTE

BRONZE
CARLOS HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS
JOAN CARLOS RUFINO TEIXEIRA
RAISSA DO NASCIMENTO PEREIRA

Francisco

Recent Posts

Gigante chinesa pode acelerar metas do Marco do Saneamento

A gigante chinesa JingJin apresentará na Fenasan a Prensa Desaguadora – MDS, equipamento que otimiza…

4 horas ago

Reprodução assistida registra alta de 36% em três anos

Primeira bebê de proveta brasileira completa 40 anos neste mês de outubro. Medicina reprodutiva cresce…

5 horas ago

Estudos médicos brasileiros são escolhidos para conferência

Afya apresenta dois trabalhos sobre aplicação de simulação em saúde e inteligência artificial nas suas…

5 horas ago

Governo Federal antecipa pagamento de precatórios no RS

A União Federal antecipará o pagamento de precatórios federais de 2025 para 2024, beneficiando milhares…

7 horas ago

IFRS S1 e S2 serão debatidos no 2° painel do XXI Seminário Internacional FACPCS

Com realização do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e do Comitê de Pronunciamentos…

7 horas ago

Ressonância magnética das mamas promove diagnóstico precoce

Com a tecnologia a favor da saúde da mulher, cada exame se torna primordial na…

8 horas ago