Equipe do Hospital Santa Isabel se engaja no atendimento humanizado aos pacientes

Humanizar cada vez mais o atendimento ao paciente, auxiliando no seu bem-estar e recuperação. Esse é o objetivo do banho de sol, prática adotada pelos profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) no tratamento dos pacientes internos. E os benefícios para os pacientes são inúmeros. Além de minimizar os efeitos da internação, a prática fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, aumenta a produção de vitamina D, diminui riscos de depressão, regula o sono, entre outros aspectos.

“Retirar o paciente do ambiente hospitalar, seja leito, enfermaria ou até mesmo UTI e levá-lo ao ambiente externo, além de acelerar o tratamento, estreita a relação entre o paciente e a equipe multidisciplinar”, explica Cybelle Bandeira, coordenadora da equipe de Fisioterapia.

A atividade é desenvolvida em equipe. Além da fisioterapia, enfermeiros, técnicos e outros vários profissionais atuam diretamente no passeio. “O banho de sol revigora o paciente, o que faz ele ter um novo ânimo para continuar o tratamento, que por muitas vezes, envolve um período prolongado de reabilitação”, reforça Cybelle.

Podem tomar banho de sol os pacientes com estabilidade hemodinâmica, que estejam respirando espontaneamente e desfrutem de boa pressão e frequência cardíaca. Os banhos geralmente acontecem nas sacadas e pátio do hospital e podem durar até 15 ou 20 minutos, como ocorreu com o paciente Vicente Alves do Espírito Santo, que está internado na UTI Geral São Lucas, do Hospital Santa Isabel. Durante o banho de sol, ele foi acompanhado pelo fisioterapeuta Ítalo da Silva Souza.

“Existem casos em que o paciente fica na cadeira de rodas, outros a gente coloca em bipedestação (em pé), além de alguns que fazem, sob acompanhamento, uma leve caminha”, disse a fisioterapeuta.