Equipamento para diagnosticar Alzheimer!

0
91
Equipamento para diagnosticar Alzheimer!
Equipamento para diagnosticar Alzheimer!

Red Magic 3S

Um projecto ambicioso para desenvolver um equipamento para detectar os sinais de Alzheimer numa fase ainda inicial vai começar! São boas noticias especialmente para quem tem a doença na família. O programa chama-se Deteção de doenças neurodegenerativas em fase inicial (Edon) e está sob a alçada do departamento de pesquisa de Alzheimer do Reino Unido.

Numa primeira fase vai se analisar informação que já existe sobre a doença, usando inteligência artificial. Esta informação é necessária para se desenhar um protótipo dentro de 3 anos.

Os dispositivos que este projecto quer construir vão recolher um conjunto de informação como o batimento cardíaco e o padrão de sono. Os investigadores acreditam que a análise da informação recolhida vai servir para criar um mapa de sinais que a doença dá antes de os sintomas se desenvolverem.

Este projecto já recebeu fundos de Bill Gates, mas a verdade é que o governo britânico tem a ambição de usar a inteligência artificial para ajudar a melhor perceber doenças crónicas.

Inicialmente o projecto será trabalho no Instituo Nacional do Reino Unido, mas a verdade é que este projecto a ter sucesso vai ajudar pessoas em todo o mundo.

Acredita-se que se conseguirmos diagnosticar esta doença o mais cedo possível, poderá ser possível parar alguns dos sintomas da mesma, como por exemplo demência.

As pessoas que vão usar os dispositivos em questão vão ser voluntários e a informação que será recolhida será partilhada com outros projectos (também ambiciosos) do programa Edon (como o cancro ou problemas de coração). O objectivo é serem recrutados 5 milhões de voluntários.

Apesar deste projecto estar a acontecer no Reino Unido, a verdade é que o seu sucesso é do interesse mundial. O diagnóstico da doença mais cedo vai permitir mudar muitas vidas.

Fonte: BBC

Veja também…

Deixe uma resposta