EpiVakCorona: Rússia registra 2ª vacina do mundo contra Covid-19

0
86

Rússia vacina Covid-19

O ditador da Rússia, Vladmir Putin, anunciou nesta quarta-feira (14), que o Centro Vektor registrou sua vacina contra o novo coronavírus, e a terceira vacina já está a caminho contra a Covid-19.

Durante encontro com membros do governo da Rússia, Putin declarou: “Gostaria de começar com uma agradável informação: o Centro Vektor de Novossibirsk registrou hoje a segunda vacina russa contra o coronavírus, a EpiVakCorona”.

Além do mais, Putin afirmou que “até onde eu seu, estamos com a terceira vacina, [criada pelo] Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Medicamentos Imunobiológicos M. P. Chumakova da Academia de Ciências da Rússia a caminho”.

Por sua vez, durante o encontro, a vice-premiê russa, Tatiana Golikova, afirmou: “A vacina é caracterizada pela ausência de reatogenicidade e pelo nível suficientemente alto de segurança. As primeiras parcelas da vacina em um volume de 60 mil doses serão produzidas em breve. E o Vektor iniciará os testes clínicos pós-registro em diferentes regiões da Rússia com a participação de 40 mil voluntários”.

Além disso, Vektor planeja realizar testes clínicos em 150 pessoas de mais de 60 anos.

Com o advento do registro da vacina do Centro Vektor, a Rússia passa a ter duas vacinas registradas contra a COVID-19. No início de agosto, foi registrada a vacina Sputnik V, que, com comprovação de eficácia e segurança em testes, acabou tendo mais de 1,2 bilhão de doses encomendas por mais de 50 países.

Deixe uma resposta