Emlur recolhe resíduos de origem desconhecida encontrados em praias da Capital

0
101

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recolheu durante toda esta terça-feira (20) diversos tipos de resíduos, nas praias de Manaíra e Bessa, numa ação em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e com a ajuda de vários grupos de voluntários. A limpeza nas praias do litoral de João Pessoa vem ocorrendo com mais intensidade nos últimos dias com o aparecimento de lixo além do habitual.

Foram recolhidos materiais plásticos, gráfico de campanha eleitoral, embalagens, entre outros resíduos. Conforme a Diretoria de Operações da Emlur, a quantidade de lixo recolhido nesta terça-feira ainda não foi consolidada. O material foi transportado para o aterro sanitário.

A Emlur está fazendo um esforço concentrado para manter a limpeza das praias, assim como os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em toda a cidade. A mesma ação desta terça-feira (20) foi realizada no último sábado (17) e na sexta-feira (16), quando os agentes deixaram a praia do Bessa completamente limpa.

Ainda não há uma confirmação sobre a origem da quantidade de lixo disposto nas praias de Manaíra e Bessa. Conforme a Semam, os resíduos podem ter sido trazidos de outros estados por uma corrente de vento sazonal.

Os técnicos da Semam realizaram vistorias nas desembocaduras dos rios e maceiós urbanos de João Pessoa e nas galerias pluviais que desaguam na orla, mas ainda não há comprovação de que os resíduos tenham vindo dessas fontes. Há relatos de lixo também nas orlas dos municípios do Conde, Lucena e Cabedelo.