Emlur apresenta frota de veículos e novo Sistema de Limpeza Urbana da Capital nesta sexta-feira

0
38

O Sistema de Limpeza Urbana da cidade de João Pessoa e sua nova frota de veículos serão apresentados à população, nesta sexta-feira (31), às 7h, pela Prefeitura Municipal (PMJP), por meio da sua Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), na Central de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), no bairro de José Américo. O novo sistema conta com 154 veículos, 63 máquinas e equipamentos e aproximadamente 880 agentes de limpeza. O novo contrato, em vigor nos próximos quatro anos, foi assinado com cinco empresas vencedoras da licitação que trata da coleta, transporte e destino final de resíduos sólidos recolhidos na Capital paraibana.

Para o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, “a partir desse contrato, a operacionalização dos serviços passa a contar com melhorias e importantes inovações, que irão beneficiar todo o sistema operacional, a exemplo da coleta domiciliar, áreas de difícil acesso, serviços de varrição, capina, roço e pintura de meio fio, além da coleta de entulhos, poda e na limpeza da orla marítima da Capital”, explicou.

O novo contrato foi publicado no Semanário Oficial do Município com cinco empresas – Beta Ambiental; Limp Max; Limpe Braz; Impérios; Talentus-, que iniciaram as atividades esta semana, bem como a substituição dos veículos e equipamentos. Os veículos contam com um novo layout, trazendo novamente adesivos com os mascotes da Emlur com frases educativas, além da divulgação do Teleatendimento Alô Limpeza 0800 0832425.

“Os novos veículos, equipamentos e equipes de serviços vão agilizar o sistema operacional, tanto nos trabalhos diários de manutenção, quanto na programação de operações especiais de limpeza nas ações antes, durante e após eventos institucionais, culturais e religiosos realizados em vários períodos do ano”, explicou o superintendente.

As inovações do novo contrato de limpeza urbana contaram com o acompanhamento técnico da equipe de engenheiros da Emlur. “Nós avaliamos o crescimento da cidade, após a assinatura do antigo contrato, feito há cerca de seis anos, e verificamos a necessidade do aumento do número de toda estrutura como veículos, equipamentos e equipes devido ao aumento de conjuntos habitacionais verticais e horizontais, que contribuem na geração de resíduos sólidos, além de novas áreas verdes”, explicou Samyr Sampaio, chefe do Detradif.

Lucius Fabiani ressaltou que o principal foco é buscar manter a eficiência do serviço de limpeza urbana, que obteve nos últimos anos destaque nacional. Ele ressaltou que o novo contrato permitiu ampliar de pouco mais de 200 para mais de 500 o número de agentes de limpeza, isso sem contar com o quantitativo de agentes de limpeza que fazem parte do quadro funcional da Autarquia. “Esses agentes irão ser distribuídos nas ações de varrição, capina, roço, pintura de meio fio, áreas de difícil acesso e na limpeza das praias”, disse.

Segue lista de veículos:

Veículos e equipamentos

COMPACTADORES     44

TRICLICLOS DE CARGA      20

CAÇAMBAS        35

CAMINHÃO CARROCERIA  14

RETROESCAVADEIRA         04

MOTONIVELADORA   01

TRATOR    09

ROÇADEIRA MECANIZADA         03

TRITURADOR     04

VARREDEIRA MECANIZADA       06

MÁQUINA DE PINTURA       03

MÁQUINA DE LIMPEZA FAIXA DE AREIA DE PRAIA     03

POLIGUINDASTE        02

CAMINHÕES BAÚ (COLETA SELETIVA E CATATRECO)          05

CAMINHÃO PIPA         01

ROÇADEIRA COSTAL 36

VEICULO LEVE (FISCALIZAÇÃO)         18

MOTO (FISCALIZAÇÃO)      09

TOTAL       217