Em um ano de pandemia, alguns deputados zeram e dois apresentaram apenas 1 projeto de lei na ALPB

0
54

O ano de 2020 foi atípico por conta da pandemia da covid-19. Na Assembleia Legislativa do Estado as sessões foram realizadas, durante a maior parte do ano, de forma remota. E o balanço do ano em termos de produtividade legislativa, para alguns membros da ‘Casa’, foi bem menos expressivo que em anos anteriores.

Um levantamento feito pelo blog, com base no site da Assembleia, identificou que pelo menos quatro deputados estaduais paraibanos zeraram e não apresentaram nenhum projeto de lei em 2020. Outros dois apresentaram apenas 1 projeto de lei cada.

Na lista dos que zeraram estão o deputado Manoel Ludgério (PSD), Edmilson Soares (Podemos) e os suplentes que assumiram mandatos durante o ano: Trócolli Júnior (Podemos) e Jullys Roberto (MDB). Edmilson tirou licença em junho para tratamento médico.

Ao blog o deputado Manoel Ludgério disse que teve como foco em sua atuação, ano passado, ações práticas. “Nós apresentamos emendas que beneficiaram os municípios e focamos em ações concretas. Foi uma cobrança inclusive dos prefeitos porque muitas vezes essas ações mudam mais rapidamente a vida das pessoas”, observou.

Já os deputados Anderson Monteiro (PSC) e Doda de Tião (PTB) apresentaram, cada um, um único projeto durante todo o ano legislativo. No caso de Anderson, o projeto tem o objetivo de instituir o Dia do Trilheiro no calendário oficial do Estado. Já a proposta de Doda reconhece como de utilidade pública o Clube Campestre, em Campina Grande.

No outro extremo, os deputados Cabo Gilberto (PSL), Wallber Virgolino (Patriota) e Chió (REDE) lideram o ranking dos que mais apresentaram projetos de lei.

Confira o ranking dos deputados em termos de projetos de lei apresentados em 2020:

Cabo Gilberto – 102

Wallber Virgolino – 100

Chió – 90

Estela Bezerra – 62

Cida Ramos – 48

Nabor Wanderley – 48

Ricardo Barbosa – 43

Camila Toscano – 39

Adriano Galdino – 33

Raniery Paulino – 32

Wilson Filho – 28

Jeová Campos – 23

Pollyanna Dutra – 23

Galego Souza – 21

Caio Roberto – 21

Felipe Leitão – 16

Eduardo Carneiro – 16

Júnior Araújo – 15

Tovar  – 14

João Henrique – 12

Tião Gomes – 12

Jane Panta  – 11

João Bosco – 10

João Gonçalves – 9

Lindolfo Pires – 9

Taciano Diniz – 8

Moacir Rodrigues – 7

Jutay Menezes – 7

Paula Francinete  – 5

Anísio Maia – 5

Inácio Falcão – 3

Buba Germano – 3

Hervázio Bezerra – 2

Doutor Érico – 2

Branco Mendes – 2

Cláudio Régis – 2

Anderson Monteiro – 1

Doda de Tião – 1

Edmilson Soares – 0

Manoel Ludgério – 0

Trócolli Júnior – 0

Jullys Roberto  – 0

Com Pleno Poder