Categories: DestaquePolítica

Em reação ao STF, Lira autoriza debate sobre PECs que limitam decisões de ministros

Em reação a recentes decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) que restringiram a execução de emendas parlamentares, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), encaminhou à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que visam impedir decisões individuais de ministros e dar ao Congresso Nacional o poder de reverter o resultado de julgamentos no plenário da corte. 

Uma das propostas é a PEC 8/2021, que já foi aprovada no Senado. De autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), o texto quer proibir, no STF e em outros tribunais, decisões monocráticas que suspendem a eficácia de leis. A ideia é garantir que essas questões sejam julgadas de forma colegiada, ou seja, por um conjunto de ministros ou de juízes, em vez de apenas um magistrado.

A proposta também inclui medidas para acelerar o julgamento do mérito de ações que envolvam decisões cautelares, estabelecendo que o tribunal deve julgar a matéria em até seis meses. Depois disso, o caso passa a ter prioridade na pauta.

O texto prevê, ainda, que durante o recesso do Judiciário apenas em casos de grave urgência ou risco de dano irreparável será permitido conceder decisões monocráticas que suspendam a eficácia de leis. Nesses casos, o tribunal deverá julgar a questão em até 30 dias após o retorno dos trabalhos, sob pena de perda da eficácia da decisão.

Lira também liberou a análise pela CCJ da PEC 28/2024. Essa proposta foi protocolada em julho deste ano pelo deputado Reinhold Stephanes (PSD-PR) e já conta com o apoio de 184 deputados. A PEC propõe que as decisões do STF que abusem do adequado exercício da função jurisdicional e inovem o ordenamento jurídico como norma geral e abstrata possam ser suspensas pelo Congresso por até quatro anos.

Segundo a PEC, se o parlamento derrubar uma decisão do STF, o Supremo teria o direito de realizar um novo julgamento para manter seu entendimento, sendo necessário que 9 dos 11 ministros votem a favor.

Impasse com o STF

A decisão de Lira de autorizar o debate sobre as PECs ocorre em um momento de crescente tensão entre o Legislativo e o Judiciário. Desde o início do mês, o ministro do STF Flávio Dino tem imposto restrições à execução de emendas parlamentares.

De forma individual, Dino determinou a suspensão de todas as emendas impositivas apresentadas por deputados federais e senadores ao orçamento da União até que o Congresso Nacional apresente novos parâmetros e regras para que a liberação dos recursos tenha transparência, rastreabilidade e eficiência.

As emendas impositivas são dispositivos que permitem a deputados e senadores alocar parte dos recursos do orçamento público para projetos específicos, sendo que a execução dos valores é obrigatória pelo Poder Executivo.

São exemplos de emendas impositivas as emendas individuais de transferência especial (popularmente chamadas de emendas Pix), emendas individuais de transferência com finalidade definida e emendas de bancadas.

Nesta sexta-feira (16), o STF julga no plenário virtual se mantém a decisão de Dino. Já há maioria para que a suspensão imposta pelo ministro continue. O julgamento será finalizado às 23h59. Se houver um pedido de vista, a sessão é suspensa. Se ocorrer um pedido de destaque, o julgamento será reiniciado no plenário físico.

Reações

A decisão de Dino levou a CMO (Comissão Mista de Orçamento) a convocar uma reunião relâmpago na última quarta-feira (14). Na sessão, os parlamentares rejeitaram uma medida provisória que abria crédito extraordinário no valor de R$ 1,3 bilhão para diversos órgãos do Poder Judiciário.

Na quinta-feira (15), a Câmara, o Senado e onze partidos políticos entraram com um pedido no STF para suspender a decisão de Dino, argumentando que a medida causa danos irreparáveis à economia pública, à saúde, à segurança e à própria ordem jurídica, além de violar a separação de Poderes. Contudo, o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, rejeitou o pedido.

Com Portal Correio

Francisco

Recent Posts

KFSHRC Lidera Inteligência de Saúde em Diagnósticos e Cuidado do Paciente

RIADE, Arábia Saudita, Oct. 19, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

19 minutos ago

Câmara acata decisão da judicial e empossa Carlão na presidência na 2ª feira

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) anunciou que cumprirá a decisão judicial que resultou…

6 horas ago

Gigante chinesa pode acelerar metas do Marco do Saneamento

A gigante chinesa JingJin apresentará na Fenasan a Prensa Desaguadora – MDS, equipamento que otimiza…

14 horas ago

Reprodução assistida registra alta de 36% em três anos

Primeira bebê de proveta brasileira completa 40 anos neste mês de outubro. Medicina reprodutiva cresce…

15 horas ago

Estudos médicos brasileiros são escolhidos para conferência

Afya apresenta dois trabalhos sobre aplicação de simulação em saúde e inteligência artificial nas suas…

16 horas ago

Governo Federal antecipa pagamento de precatórios no RS

A União Federal antecipará o pagamento de precatórios federais de 2025 para 2024, beneficiando milhares…

17 horas ago