Em CG: posto de Saúde do Parque do Povo atendeu 1.471 pessoas durante os festejos juninos

O posto de saúde do Parque do Povo finalizou os atendimentos com o encerramento da edição 2022 d’O Maior São João do Mundo, na madrugada desta segunda-feira (11). A unidade, instalada próxima à arena de shows, atendeu 1.471 pessoas nos 31 dias da festa, todas sem gravidade e nenhuma apresentou risco de vida.

Os números correspondem a menos de 50 pessoas por dia, em média. Apenas 5% precisaram de transferência para as unidades hospitalares. A maioria dos atendimentos foi voltada às pessoas na faixa etária entre 20 e 40 anos, sendo a maior parte do público feminino.

A quase totalidade dos atendimentos prestados foi por embriaguez, assim como pacientes com hipertensão, descompensação da glicose em função de diabetes, queda da própria altura e outras situações sem maiores gravidades. “Foi uma festa muito tranquila, no geral, sem ocorrências de muita complexidade e sem episódios de violência, o que é muito significativo”, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.

O posto de saúde foi montado com doze leitos de enfermaria e um leito de UTI, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem todas as noites. Além disso, duas ambulâncias ficavam mobilizadas em pontos estratégicos, assim como maqueiros volantes para realizar o atendimento de forma móvel em qualquer espaço da festa.

A rede hospitalar de assistência foi montada com o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I sendo a referência para o atendimento clínico, as duas Unidades de Pronto Atendimento para suporte e o Hospital de Trauma e Emergência para os casos de acidentes. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi preparado para realizar os atendimentos de emergência e resgate.

Nos distritos de Galante e São José da Mata, as festas foram atendidas com ambulâncias de prontidão, para os casos necessários. A Secretaria de Saúde também realizou o trabalho de fiscalização e acompanhamento às questões sanitárias com a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa). Testagem da covid-19 e outras infecções com a Direção de Vigilância em Saúde, inclusive no Parque do Povo, no aeroporto, no terminal rodoviário e nas rodovias federais. A equipe também realizou ações educativas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Fonte:Codecom/PMCG

Foto: Codecom/PMCG