A pesquisa do Instituto DataTrends, divulgada nesta sexta-feira (27), aponta o prefeito de Campina Grande e candidato à reeleição, Bruno Cunha Lima (União Brasil), na liderança. Ele surge com 58% dos votos válidos, superando, portanto, a soma dos demais cinco candidatos que estão na disputa. Na contabilidade dos votos válidos, não são considerados brancos e nulos.
O candidato Jhony (PSB) aparece com 24% dos votos válidos, enquanto Inácio (PCdoB) surge com 12%. Artur Bolinha (Novo), André (PDT) e o professor Nelson Júnior (PSOL) aparecem, respectivamente, com 3%; 2% e 1%.
Na pesquisa estimulada, quando os entrevistadores apresentam a relação dos candidatos, 53% revelam que irão votar em Bruno. Jhony surge com 21%, Inácio com 11%. Já Artur Bolinha tem 2%, enquanto o professor Nelson e André aparecem com 1% cada. Não sabe, não responderam 6%. Outros 5% revelam votar em branco ou em nenhum dos candidatos.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são citados, Bruno segue na liderança, com 42%. Jhony tem 15%, Inácio 8%. Já Artur Bolinha, professor Nelson e André têm 1%, cada um. Outros 32% disseram não saber ou não responderam.
Quando a pesquisa quer saber em quem o entrevistado não votaria de jeito nenhum, a maior rejeição é de Artur Bolinha, com 70%, seguido pelo professor Nelson, com 66%. Dez pontos percentuais a mais do que Inácio, que surge com 56%. André é rejeitado por 55%, enquanto Jhony por 46%. Bruno tem a menor rejeição, com 35%.
Para 55% dos entrevistados, Bruno é considerado o candidato mais preparado e para 47%, o que apresenta as melhores propostas para Campina. Também é de Bruno a liderança, com 62%, quando a sondagem quer saber quem está fazendo a melhor campanha política.
A percepção de 77% dos entrevistados é a de que Bruno será o vitorioso. Para outros 16%, Jhony poderá ganhar, enquanto 4% apontam Inácio como vitorioso. Os demais candidatos aparecem com 1% cada um.
AVALIAÇÃO DA GESTÃO BRUNO
O Instituto também fez sondagem sobre a gestão Bruno Cunha Lima. O governo é aprovado por 59% dos entrevistados, enquanto 34% desaprovam. Outros 7% não socarro de aplicativoam responder.
A pesquisa, encomendada pelo Blog do jornalista Edmar Lyra, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PB-05575/2024. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. Foram entrevistados 600 eleitores em Campina Grande nos dias 22, 23 e 24 de setembro.
SOBRE O INSTITUTO DATATRENDS
O Instituto DataTrends tem sua sede em Recife, Pernambuco, e é especializado em pesquisas de mercado e opinião pública. Tem atuado em levantamentos eleitorais e análises de gestão pública e tendências políticas em diversas cidades do Nordeste.
O Instituto já registrou várias pesquisas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre elas as que analisam os cenários eleitorais em João Pessoa, Recife, Petrolina, Caruaru, Olinda e Maceió.
Em Campina, o DataTrends realizou duas pesquisas. A primeira foi publicada no dia 31 de agosto. As entrevistas aconteceram nos dias 24, 25 e 26 do respectivo mês, antes do início da propaganda eleitoral na Rádio e na TV.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o universo jurídico será impactado pelo Congresso…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios
Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…