Drive-thru do INSS: Novo serviço coloca urna na porta das agências para receber documentos

0
84
Drive thru do INSS: Novo serviço coloca urna na porta das agências para receber documentos
Drive thru do INSS: Novo serviço coloca urna na porta das agências para receber documentos

Já está funcionando o novo serviço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Chamado de Exigência Expressa, trata-se de uma espécie de “drive-thru”, que permite aos beneficiários entregar documentos na porta das agências. Para isso, o INSS instalou urnas em suas unidades de todo o país.

O serviço é voltado para segurados já fizeram o pedido de benefícios, ou estão com o mesmo em análise, mas ainda não tiveram seus requerimentos concluídos por falta de documentação.

A Exigência Expressa foi criada para resolver o problema relacionado ao grande número de requerimentos parados no INSS. Estima-se que atualmente há cerca de 1,2 milhões de processos nessa situação.

Desse total, 743 mil já passaram pela análise do INSS e dependem apenas da entrega de documentos para serem concluídos. Sem o atendimento presencial nas agências devido à pandemia, a solução encontrada pelo órgão foi a modalidade “drive-thru”.

Como funciona?

Segurados com requerimentos parados no INSS devem verificar a documentação necessária para dar prosseguimento ao processo. Essa consulta pode ser realizada por telefone, pelo número 135 ou da agência de sua preferência, ou ainda pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Em seguida, basta levar os documentos exigidos até a agência mais próxima, e depositar suas cópias na urna localizada na entrada do local. Segundo o INSS, todas as agências do Brasil terão essas urnas disponibilizadas na porta. Ao todo, são 1.600 unidades distribuídas pelo país.

Quanto à segurança dessas informações, o órgão informou ainda que, mesmo nas agências fechadas, haverá vigilância para proteger as urnas. Desta forma, os dados dos segurados não ficarão expostos.

Medida não vale para requerimento de benefício

É importante ressaltar que o serviço de Exigência Expressa não é válido para quem vai solicitar algum benefício no INSS, apenas para aqueles que já fizeram o pedido, mas estão com o processo parado por falta de documentos.

Para solicitar benefícios, os interessados devem acessar os canais digitais Meu INSS, ou ligar para o telefone 135.

Leia também: INSS paga quantias entre R$ 50 mil e R$ 200 mil a segurados; Veja quem recebe