Categories: Paraíba

Diz IBGE: Volume do setor de serviços na PB expande 10,9% em abril

Com crescimento acima de dois dígitos, o volume de serviços na Paraíba apresentou a segunda maior taxa de crescimento do País. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba registrou expansão de 10,9% em abril sobre o mesmo mês do ano passado, ficando bem acima da média nacional (2,7%).

Somente quatro Estados registraram crescimento acima de dois dígitos em abril no País. Além da Paraíba (10,9%), Acre (11,9%), que apresentou o maior crescimento, Santa Catarina (10,7%) e o Piauí (10,5%).

No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, a Paraíba registrou alta também de dois dígitos (11,3%) no setor de serviços, ficando também em segundo lugar, atrás apenas de Tocantins (12,9%). Outros dois também mantêm crescimento acima de dois dígitos neste ano: Paraná (10,5%) e Santa Catarina (10,4%).

Frente a abril de 2022, os segmentos de serviços que mais se destacaram positivamente foram os ramos de locação de automóveis; atividades teatrais, musicais e de espetáculos em geral; agências de viagens; serviços de bufê; e transporte rodoviário coletivo de passageiros.
Já no acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas teve o melhor desempenho, impulsionado pelos aumentos de receita dos ramos de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE passou neste ano de 2023 por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas na sociedade.

O que mede a pesquisa –  A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Francisco

Recent Posts

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

1 minuto ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

26 minutos ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

37 minutos ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

53 minutos ago

Dilatadores nasais podem ajudar a manter respiração suave

Uma respiração livre pode influenciar a qualidade do sono e o desempenho em atividades físicas.…

1 hora ago

Arduino® expande sua presença no Brasil com a Mixtou

Nova parceria busca ampliar o acesso dos kits e microcontroladores da Arduino®, promovendo a inovação…

1 hora ago