Dicas: 7 Formas simples de otimizar o Windows 10 para gaming

0
125

Não há dúvida que o Windows é o sistema operativo preferido para jogos de PC, como demonstrado através das centenas de jogos disponíveis. Além disso, a Microsoft fez um trabalho fantástico ao otimizar o Windows 10 para estar mais adaptado às necessidades dos jogadores.

E todas essas melhorias são notórias: desempenho aprimorado, frame rates superiores, suporte para jogos nativos ou retro e DVR para streaming de Xbox. E tudo isto sem esquecer que o Windows também forma a base para as GPUs mais avançadas da indústria.

O seu PC, ao contrário das consolas, pode não vir otimizado de fábrica para o melhor desempenho em gaming  – no fundo é uma máquina polivalente. Assim sendo, a menos que o utilize apenas para tarefas e jogos menos exigentes, em algum momento terá que lidar com problemas de otimização, bugs ou atualizações automáticas.

Otimizar não é uma tarefa assim tão difícil, especialmente se conhecer o sistema operativo e a forma como este opera os jogos. Neste artigo abordamos alguns truques e ajustes que lhe ajudarão a maximizar o rendimento do seu equipamento.

1.    Active o Modo de Jogo

O modo de jogo é uma atualização do Windows 10 lançada em 2017. A funcionalidade foi concebida para otimizar o sistema operativo e melhorar a sua experiência de jogo, negando recursos do sistema a processos em segundo plano em benefício dos jogos. Para ativar o modo de jogo, pressione as teclas Windows + I, pesquise por modo de jogo e ative-o.

Se não atualizou o seu Windows 10 desde o início de 2017 e não consegue encontrar o modo de jogo, considere a opção de atualizá-lo agora. Se o seu Windows 10 possuir as atualizações lançadas após meados de 2019, o modo de jogo está ativo por defeito.

Por outro lado, deve considerar a hipótese de desligá-lo se seus jogos apresentarem performance degradada. Existem relatos do modo de jogo afetar vários jogos, especialmente o League of Legends e Warzone. Além disso, pode desativá-lo se estiver interessado em tipos de jogos menos exigentes, como jogos de casino a partir do seu browser ou jogos LEGO Star Wars.

2.    Desative o algoritmo de Nagle

De forma simplista, o algoritmo de Nagle agrupa pacotes de dados para aumentar a eficiência em redes TCP/IP à custa da estabilidade da sua conexão à internet. Pode ter problemas de latência ao jogar online quando o algoritmo de Nagle está ativo.

Para o desativar, clique na tecla Windows + Q, digite Regedit e selecione Editor do Registo. Em seguida, navegue até ao enderço seguinte: HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetServicesTcpipParametersInterfaces.

Nesta pasta visualizará várias pastas cujos nomes são compostos por letras e números. Supondo que sabe como encontrar o seu endereço IP, identifique a pasta correspondente entre as listadas e encontre o registo DhcpIPAdress. Clique com o botão direito na pasta correspondente, selecione Novo > Valor DWORD (32 bits). Nomeie-o como TcpAckFrequency, clique duas vezes nele e defina-o com o valor 1. Necessitará de dois registos, por isso crie um segundo, atribua o nome TCPNoDelay e defina-o também com o valor 1.

O algoritmo de Nagle agora está desativado! Apenas um conselho: seja muito cauteloso ao alterar o Registo.

3.    Escolha as melhores definições para a Steam

Se instala os seus jogos via Steam, provavelmente a Steam atualiza-os frequentemente, incluindo os jogos que raramente joga. Este atributo pode ocupar memória e tornar o jogo que está a jogar mais lento. Impedir que a Steam atualize automaticamente é tão simples quanto navegar até às opções de atualização acedendo a Steam – Definições – Downloads e desmarcar a opção ‘Permitir downloads durante o jogo’.

Além de afetar a experiência de jogo, as novas atualizações costumam ter bugs. É mais prudente ouvir os comentários antes de atualizar. Caso deseje voltar a uma versão anterior de seu jogo, abra a Steam e clique com o botão direito do rato no respetivo jogo, aceda a Propriedades e escolha a sua versão preferida no separador Betas.

4.    Desative a melhoria de precisão do rato

Também conhecida como aceleração do rato, a melhoria de precisão do ponteiro do rato é uma funcionalidade do Windows 10 que move o cursor de acordo com a velocidade do movimento do rato. No entanto, pode prejudicar significativamente a precisão, especialmente em jogos de tiro onde o timing dos seus disparos é importante.

Aceda ao menu iniciar, pesquise por ponteiro do rato e clique na primeira opção. Desta forma acederá às propriedades do rato. Aceda ao separador ‘opções do ponteiro’ e desmarque a caixa marcada como melhorar a precisão do ponteiro. Pode sempre voltar à configuração anterior se esta não se adequar ás suas pretensões.

5.    Ajuste as opções de energia para obter o melhor desempenho

As opções de energia afetam muitos processos do PC, e muitas vezes não recebam a devida atenção. Em parte porque os utilizadores assumem que estas definições destinam-se a aumentar a duração das baterias dos dispositivos portáteis. Como não tem de se preocupar com isso no seu computador fixo é possível que as suas definições não estejam otimizadas. No canto inferior direito da sua barra de tarefas aceda às opções de energia e escolha a opção melhor desempenho.

Este pequeno ajuste pode não afetar os PCs de última geração apetrechados com hardware poderoso, mas pode ajudar as pessoas que executam hardware mais antigo.

6.    Mantenha os drivers da placa gráfica atualizados

A GPU é uma peça fulcral na sua experiência de jogo e requer os drivers mais recentes do Windows para acompanhar os jogos mais recentes. Para encontrar as especificações da sua GPU, clique com o botão direito do rato no seu ambiente de trabalho, aceda às definições de visualização e navegue até as definições avançadas do ecrã. A partir daí, pode encontrar as propriedades da placa gráfica, logo após as informações base do seu ecrã.

Pode atualizar os drivers na janela referida acima. No entanto, os fabricantes da GPU disponibilizam sempre os drivers mais recentes aos seus utilizadores. Para a Nvidia GeForce, visite o website oficial dos drivers GeForce, escolha sua versão do Windows e GPU e pesquise. Para a ATI Radeon, encontrará os respetivos drivers no website do software AMD. Quanto à Intel HD Graphics, pode encontrar os drivers mais recentes no Intel Download Center.

7.    Faça um upgrade ao seu hardware

O hardware da máquina que executa os seus jogos determina a performance que consegue atingir. Considere aumentar a sua memória RAM, substituir o seu disco rígido por um SSD ou obter uma GPU mais poderosa, compatível com os jogos que deseja jogar.

Atualizar para um SSD pode ajudar a melhorar o tempo de carregamento do jogo, embora o impacto na jogabilidade seja reduzido. Se investiu num ecrã 4K, pode ser boa ideia obter uma GPU com performance correspondente – algo como uma GeForce RTX 3090 ou Titan RTX. Adicionar mais RAM pode aumentar os seus FPS e a experiência geral de jogo. Além disso, a memória adicional tornará o seu PC mais robusto, mesmo em atividades não relacionadas com o gaming.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões