Desinstale estas aplicações que estão a rastreá-lo sem a sua permissão

0
130
Desinstale estas aplicações que estão a rastreá lo sem a sua permissão
Desinstale estas aplicações que estão a rastreá lo sem a sua permissão

Um artigo recente do Buzzfeed aponta que várias aplicações populares Android disponíveis na Google Play Store obtém e armazenam dados confidenciais do utilizadores sem a sua permissão e sem serem encriptados. Alguns destes exemplos podem ser alarmantes pois são aplicações da Google Play Store com milhões de downloads, sendo alguams delas desenvolvidas por empresas chinesas.

Não se sinta mal se está entre os quase 100 milhões de downloads combinados. Os programadores escondem informações próprias que de alguma forma poderá logo chamar a sua atenção, como o país de origem e a empresa proprietária do aplicativo. No entanto, conforme aponta a investigação do Buzzfeed, cada aplicação pedia muitas permissões, incluindo permissões “perigosas”, como dados de localização, acesso a sensores de telefone ou informações de contato pessoal. Este é um indicador de um aplicativo suspeito.

Quais os aplicativos a excluir imediatamente

Estes são os aplicativos que foram implicados na investigação do Buzzfeed. Se você tiver algum destes instalado no seu smartphone, deve desinstalar agora:

  • Selfie Camera
  • Total Cleaner
  • Smart Cooler
  • RAM Master
  • AIO Flashlight
  • Omni Cleaner
  • WaWaYaYa
  • Emoji Flashlight
  • Samsung TV Remote Control (via Peel Technologies, Inc.)

O Google colocou na lista negra seis das aplicações acima – Selfie Camera, Total Cleaner, Smart Cooler, RAM Master, AIO Flashlight e Omni Cleaner – em resposta aos relatórios do Buzzfeed e actualizou a forma como avaliará as permissões e contas de programador, mas mesmo assim, parece ser muito fácil para os programadores maliciosos enganarem a Google Play Store.

Quais as medidas para precaver este tipo de situações?

Aqui estão algumas recomendações para ter atenção antes de fazer o download de uma aplicação:

  • Use um antivírus móvel de confiança para verificar aplicações e arquivos antes de instalar
  • Não faça o download de aplicações com avaliações muito más. Além disso, preste atenção ao que as comentários das avaliações; as empresas podem inflacionar as suas avaliações com avaliações falsas para abafar as negativas.
  • Fique atento a aplicações com um alto número de permissões e, nomeadamente, permissões que não fazem sentido para o funcionamento da aplicação. Por exemplo, o aplicativo AIO Flashlight pediu 31 permissões totais. Nenhum aplicativo de lanterna legítimo necessita de tantas permissões para funcionar.
  • Analise a política de segurança de um aplicativo ou do programador. Isso pode ser encontrado com uma pesquisa rápida na Web, se não conseguir aceder diretamente através da Play Store. Uma empresa mais séria, ela não irá hospedar a sua informação em um local duvidoso (como a página aleatória do Tumblr da Selfie Camera) ou, se não houver uma política de segurança, ponto final, ignore o download.
  • Seja extremamente cauteloso ao baixar arquivos APK de fontes não oficiais.

Uma aplicação pode passar vários dos parâmetros referidos em cima, mas falha completamente em outros. Por exemplo, a aplicativo Selfie Camera recebeu uma classificação de 4,5 estrelas na Play Store e teve mais de 50 milhões de downloads, mas solicitou 50 permissões e a sua política de privacidade estava oculta num blog do Tumblr não relacionado. É o exemplo perfeito do porque aplicações de programadores não conhece precisam ser examinados.

Em geral, não faça o download de aplicações de programadores que não reconhece. Se fizer isso, pesquise a aplicação online e procure avaliações profissionais e comentários de utilizadores de sites, fóruns e sites de tecnologia.

Fonte: BuzzfeedNews

Deixe uma resposta