Cuidado: a carambola pode ser perigosa

A carambola é uma fruta deliciosa e muito apreciada pelos brasileiros. Ela tem um sabor cítrico, acentuado a depender maturidade dela, e possui inúmeros nutrientes. Ela é rica em vitaminas A e C, além de algumas do complexo B. A carambola previne resfriados e gripes e fortalece o sistema imunológico. A fruta age também como antioxidante, o que combate radicais livres.

As vitaminas do complexo B auxiliam na regulação do metabolismo. A carambola ainda conta com potássio, que diminui a pressão sanguínea e regula os batimentos cardíacos. Além do mais, essa fruta é uma das frutas tropicais menos calóricas que existem. A cada 100 gramas você adquire pouco mais de 30 calorias.

Os males da carambola

Apesar dos muitos benefícios, a carambola pode representar um perigo grave a algumas pessoas. Especialistas apontam que a fruta possui uma neutoxina que não está presente em outras frutas. Essa substância afeta nervos e o cérebro. No entanto, ela não atinge pessoas saudáveis, pois o organismo a elimina normalmente.

A carambola é prejudicial a pessoas com problemas renais, pois os rins não serão capazes de eliminar a toxina. É importante conhecer, por isso, os sintomas que atingem as pessoas após a ação da neutoxina:

  • Soluços.
  • Epilepsia.
  • Fraqueza.
  • Dormência.
  • Confusão mental.

A dica, portanto, é evitar o consumo de carambolas se você tiver problemas renais. Fique atento a sua saúde!

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *