Cruise da GM, o carro sem condutor

0
268
Cruise da GM, o carro sem condutor
Cruise da GM, o carro sem condutor

Red Magic 3S

Cruise, o carro sem condutor, maioritariamente pertencente à General Motors, desvendou o seu primeiro carro desenhado para ser utilizado sem condutor. O lançamento do veículo em questão, que não apresenta nem volante nem pedais, tem sido adiado desde o ano passado.

Segundo o Cruise, o carro foi desenhado com o intuito de ser partilhado, afirmando que não é um produto que se compra mas sim uma experiência que se partilha.

Dan Ammann, o chefe executivo, tem o desejo que as pessoas se afastem da posse individual e se aproximem de um modelo de partilha. Este desejo tem o objectivo de diminuir as emissões de gases, reduzir os acidentes e o congestionamento de tráfego. Durante o lançamento, em São Francisco, Dan Ammann comentou que o Cruise Origin não era um conceito de veículo pois conduz-se a si próprio, é eléctrico e feito para ser partilhado. Não partilhou, no entanto, quando é que o novo produto iria começar a ser produzido nem quantas empresas estavam a planear construí-lo. Ainda não foi aprovado a sua utilização nas estradas e ainda precisa de testes intensivos antes de receber a aprovação. Portanto o trabalho ainda está longe de estar terminado.

Durante anos que Cruise tem testado e modificado Chevrolet Bolt com o intuito de construir um carro sem necessidade de condutor. A General Motors tem como objectivo lançar um serviço comercial de veículo sem condutores, mas o plano tem vindo a ser adiado pois necessita de mais testes.

O Cruise Origin enfrentou desafios técnicos inesperados bem como dificuldade em identificar se objectos se estavam a mover ou não.

Outras empresas de construção de carros também estão na corrida para a construção de carros sem condutores pois trata-se um mercado novo com várias oportunidades de negócio. Por exemplo, a empresa alemã, Volkswagen, também tem apostado na área, mas está com problemas de desenvolvimento devido à alta complexidade que o projecto exige.

Fonte: BBC

Veja também…

Deixe uma resposta