Creches e escolas de educação infantil ganham reconhecimento por alimentação saudável

Pelo segundo ano consecutivo, creches e escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participam da ‘Jornada de Educação Alimentar e Nutricional’ (EAN), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), trabalhando temas voltados para a alimentação saudável. Neste ano, na 2ª Jornada de EAN, 23 unidades de educação infantil concluíram todas as ações e tiveram os trabalhos aprovados pelo FNDE.

“Isso representa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado com muita responsabilidade e percebemos que os profissionais começam a ter uma segurança naquilo que fazem. Percebemos que isto está despontando não só no município de João Pessoa, mas em outros âmbitos porque eles concorrem nacionalmente. Isso mostra que nossos profissionais estão cada vez mais preparados”, disse a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec), Francineide Ribeiro.

Durante o ano letivo, as unidades de ensino trabalharam quatro temas: ‘Comida de verdade na escola’; ‘Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar; ‘Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil; e ‘Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!’. A cada tema concluído, dentro de um prazo determinado, a escola recebeu um selo. Os quatro selos juntos formam o símbolo da jornada.

Ao término das atividades, a escola cadastrava fotos e vídeos no site do FNDE, juntamente com um relatório, mostrando como foram trabalhadas as atividades. No dia 15 de dezembro será divulgada a lista definitiva das unidades de ensino que finalizaram a jornada EAN 2018.

Participação da comunidade – “Todas as etapas foram acompanhadas de perto por uma equipe de nutricionistas da Sedec. A maior importância, além do selo, é a participação da comunidade para adquirir bons hábitos alimentares, conhecer novas alimentações, forma de manipulação, de higiene e de preparo”, falou a nutricionista e responsável técnica pela alimentação escolar da Sedec, Ana Paula Leal.

Além dos alunos, as ações também envolveram funcionários das unidades de ensino, comunidade escolar e professores.

A Jornada de EAN surgiu como um instrumento para contribuir com a conscientização de escolhas alimentares mais saudáveis pelos nossos estudantes. Não temos dúvidas de que a escola é um ambiente que pode promover uma alimentação adequada, saudável e segura, inserindo conceitos de alimentação e nutrição nos diferentes níveis de ensino, aliados ao conteúdo programático. Dessa maneira, a Jornada de EAN fomentou a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças.

Premiação – As creches Delegada Maria Teresa, em Miramar, e Júlia Ramos, na Torre, se destacaram, em 2017, entre mais de 800 unidades de ensino infantil de 24 estados brasileiros, em uma seleção realizada pelo FNDE dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Elas foram escolhidas para participar do livro ‘Jornada da educação alimentar e nutricional – melhores relatos da educação infantil’.

De acordo com o FNDE, foram selecionadas as 30 melhores experiências de todo o Brasil sobre a promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade na educação infantil.