Corujão de hoje (24/11): Globo exibirá o suspense Ponte dos Espiões

0
76
Cena do filme Ponte dos Espiões que vai ao ar no Corujão

A Globo exibirá na madrugada desta quarta (24) para quinta-feira (25), dentro da sessão Corujão, o suspense Ponte dos Espiões. Lançado em 2016, o longa é estrelado por Tom Hanks, Mark Rylance, Amy Ryan e Scott Shepherd. A direção é feita por Roberto Gervitz. O filme vai ao ar após o Corujão Humor – Eu, a Vó e a Boi às 02h00.

Em plena Guerra Fria, o advogado especializado em seguros James Donovan aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel, um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos.

Ponte Dos Espiões é um longa-metragem baseado em fatos reais, mas o filme se afasta do registro histórico, embora os críticos tenham elogiado e argumentado que os desvios são permitidos. Os comentaristas notaram que a redução dos intervalos de tempo no filme às vezes dá uma impressão enganosa. Uma certa licença é obtida na representação do Muro de Berlim; Donovan não viu fugitivos do Muro de Berlim sendo baleados; os mais semelhantes aos descritos foi a morte de Peter Fechter, no verão após a troca de poderes. As circunstâncias da detenção de Frederic Pryor não foram retratadas com precisão – ele não poderia ter cruzado um muro parcialmente construído e foi condenado por obter material “confidencial”.

Além da representação da parede, é notável que Donovan não sofreu a violência retratada: ele não foi baleado em sua casa e não teve seu sobretudo roubado. O filme também mudou a localização da sugestão de Donovan ao juiz para poupar Abel por causa de uma possível troca, que foi feita no tribunal. Donovan é apresentado no filme como um advogado de prática privada com pouca conexão com o governo ou seus serviços de inteligência. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial, Donovan serviu como conselheiro geral do Escritório de Serviços Estratégicos (OSS), pouco antes de ser reorganizado como CIA.

 

A notícia: Corujão de hoje (24/11): Globo exibirá o suspense Ponte dos Espiões é crédito do site TV Pop.