Cópia de site de Exchange de Criptomoedas originaram um roubo de 27 milhões de euros

0
129
Cópia de site de Exchange de Criptomoedas originaram um roubo de 27 milhões de euros
Cópia de site de Exchange de Criptomoedas originaram um roubo de 27 milhões de euros

Seis pessoas foram presas por agências Policiais do Reino Unido e Holanda, devido à ligação de um roubo de 24 milhões de euros (27 milhões de dólares) em criptomoedas.

De acordo com um comunicado , o grupo roubou Bitcoins (BTC) de pelo menos 4.000 vítimas em 12 países. É provável que isso seja apenas o começo, já que se acredita que mais pessoas foram afetadas; as vítimas continuam a surgir.

 

Após uma longa investigação de 14 meses, o grupo de cinco homens e uma mulher foram ontem presos  nas suas casas no sul da Inglaterra, Amesterdão e Roterdão, numa operação coordenada.

Além disso, os detalhes são escassos, mas parece que o grupo estava a administrar um site que se fazia passar por uma conhecida exchange online de criptomoedas, disse a Europol num comunicado. No entanto, a agência de aplicação da lei não disse qual intercâmbio.

Acredita-se que o grupo usou o “typosquatting”, uma técnica que usa URLs com erros ortográficos, para enganar as vítimas, fazendo-as pensar que estão no site desejado, quando na verdade não estão.

O site representa o site genuíno e, quando o usuário tenta efetuar login, encaminha os detalhes confidenciais do usuário para os agentes mal intencionados. Esses detalhes podem ser facilmente usados ​​para drenar as carteiras Bitcoin e trocar contas.

Outro esquema de criptomoeda recentemente usou uma tática similar para executar uma venda simbólica falsa. Os criminosos cibernéticos personificaram o site do Facebook no Calibra , com uma pequena alteração no “i” do URL.  Em vez do Calibra.com, os golpistas usaram o Calìbra.com para enganar os usuários, fazendo-os pensar que estão no site legítimo.

São pequenos detalhes que passam despercebidos por falta de atenção e que causam vários estragos. Todo o cuidado é pouco. Hoje em dia fazem cópias de sites exatamente iguais em que a diferença está apenas numa pequena pontuação que passa despercebida.

Fonte

Veja também…

Deixe uma resposta